Chegaram ao fim as competições internacionais das nossas selecções jovens, com as Sub 18 a conseguirem um resultado histórico (9º lugar na Divisão A), um prémio justo para o grupo de atletas treinado por Mariyana Kostourkova. Depois de ter alcançado a subida de divisão em 2012, a equipa guiada pela jovem com 16 anos feitos em Abril, Maria Kostourkova conseguiu consolidar-se em 2013 dentro da elite europeia. Destaque também para a participação da jogadora da Ovarense, Sofia Pinheiro – 1ª no ranking da percentagem de lançamentos de 3 pontos convertidos (48,5%), com 16 em 33 tentativas.
A exemplo de anos anteriores a tendência mantêm-se : o sector Feminino a obter resultados muito positivos e o Masculino a andar em contra ciclo. Fica cada dia mais claro que é realista definir como objectivos imediatos classificações que apontem para a fronteira entre as divisões A e B (classificações balizadas entre o 14º e o 20º lugar) e que o sector masculino deverá repensar o sistema de trabalho desenvolvido nos últimos anos para contrariar a tendência negativa.
Destaque negativo para os sub16 masculinos que tiveram uma performance que ficou muito abaixo do esperado. Portugal qualificou-se assim como a 31ª equipa da Europa, num ano em que os resultados obtidos pelas selecções femininas acabam por ser muito mais vistosas que o do sector masculino, muito por fruto das jovens competirem ao mais alto nível cada vez mais cedo no nosso país.
Sem comentários:
Enviar um comentário