****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

domingo, 12 de janeiro de 2014

NBA | Jogador mais jovem da NBA, Giannis Antetokounmpo impressiona pelos atributos físicos e se torna uma das principais promessas da liga

Para quem o vê pela primeira vez, é difícil não se impressionar. Com apenas 19 anos, Giannis Antetokounmpo causou espanto e curiosidade ao redor da NBA por conta de seus impressionantes atributos físicos. Medindo 2,09 – com mais 3 anos para crescer, os médicos dizem que ele pode chegar pelo menos até aos 2,11 – e com absurdos 2,21 de envergadura, o caloiro dos Milwaukee Bucks é uma das principais surpresas da NBA nesta temporada.


Filho de pais nigerianos que emigraram para a Grécia em busca de melhores condições de vida, The Greek Freak (apelido recebido pelo ala por causa de sua capacidade física exuberante) nasceu no país berço da civilização ocidental e cresceu em um contexto social bastante complexo. Com mais quatro irmãos, Giannis é o filho do meio em uma família que nasceu com o DNA para o desporto. Além dele, seu irmão mais velho Thanasis, atua na D-League pelos Delaware 87ers, o caçula Kostas (nascido em 1998) atua nas categorias de base do basquetebol grego e outro de seus irmãos, Francis, é jogador profissional de futebol na Nigéria. Por conta disso, o jogador virou um exemplo a ser seguido em sua comunidade e ganhou fama no país.

- Eu estou impressionado com todo o barulho em torno do meu nome na Grécia. Eu não esperava por isso. Eu vejo, através da NBA Greece, tudo que foi escrito para mim e também leio os comentários e as mensagens no meu perfil do Facebook. Me sinto muito bem mas também é um pouco desconfortável já que eu não estou acostumado a chamar a atenção. Espero que minha presença na NBA possa motivar mais jogadores gregos a vir para cá e jogar na liga – declarou o jovem em seu blog oficial no site da NBA em grego.


E foi na Grécia que Antetokounmpo deu seus primeiros passos no basquetebol. Apenas uma temporada actuando no basquetebol local – em uma equipa da segunda divisão – foi o suficiente para o jovem extremo se destacar e chamar atenção de olheiros ao redor do mundo. Em Dezembro de 2012, logo após completar 18 anos, o atleta assinou contrato pelos próximos quatro anos com o CAI Zaragoza, mas optou em continuar pelo restante da temporada em seu primeiro clube, o Filathlitikos Zografou. Ao final da temporada, Antetokounmpo surpreendeu a todos quando resolveu se inscrever no Draft da NBA. Resultado? Foi seleccionado na 15ª escolha pelos Bucks. Com uma cláusula em seu contrato com o clube espanhol que o liberava para uma possível ida a NBA, o jovem decidiu que, apesar da imaturidade, seu lugar era na principal liga de basquetebol do planeta.

Por conta da juventude e a consequente falta de experiência, todos esperavam que o jovem (que sequer chegou a atuar na principal divisão do basquetebol grego) tivesse pouquíssimo tempo de jogo em sua primeira temporada. Entretanto, as lesões de Carlos Delfino e Caron Butler fizeram com que o grego fosse alçado precocemente a rotação, e não saiu mais. Em pouco tempo, Antetokounmpo virou titular de sua equipa, recebendo a confiança de seu treinador e companheiros.

- É um belo sentimento o de receber a confiança do treinador (Larry) Drew. Eu vejo em seus olhos, quando ele conversa comigo, o quanto ele confia em mim. Todos na equipa confiam em mim e querem que eu melhore, jogo após jogo. Eu sinto que estou melhorando, e tenho que ser mais consistente. Tento, através dos jogos e dos treinos, realizar isso. Eu percebo que jogo após jogo minha contribuição na equipa torna-se mais versátil, e por isso eu tento fazer tudo o que puder dentro de quadra. Defender para mim e meus companheiros, fechar os espaços na quadra e, ao mesmo tempo, participar das jogadas com determinação.

Na actual temporada, o jogador acumula médias de 6,5 pontos, 4,5 ressaltos e 1,5 assistências em pouco mais de 20 minutos por partida. Ainda é pouco, o que demonstra que o jovem tem um longo e tortuoso caminho a percorrer na liga. Entretanto, com a cabeça no lugar e todos as as ferramentas físicas e técnicas necessárias para se tornar um óptimo jogador, os Bucks parecem ter encontrando em Antetokounmpo um diamante a ser lapidado, com a capacidade de brilhar muito no futuro.

Sem comentários:

Enviar um comentário