Começa na próxima sexta feira na Arena Dolce Vita, em Ovar, a Fase Final Distrital de Sub18 Masculinos, momento alto nesta primeira parte da época porque definirá por um lado, o campeão distrital da temporada 2013/2014 e por outro quais as equipas que se apurarão para a Taça Nacional uma vez que a única vaga existente esta época para o Campeonato Nacional já foi garantida pela Ovarense graças ao seu triunfo na fase regular da competição.
Prevê-se uma das mais disputadas fases finais dos últimos anos com qualquer uma das quatro equipas participantes a poder optar pelo título, tal o equilíbrio que tem prevalecido ao longo da época. A Ovarense tentará recuperar um título que lhe tem sido esquivo nas últimas temporadas, uma vez que não consegue vencer o Campeonato Distrital desde a época 2006/2007.
Prevê-se uma das mais disputadas fases finais dos últimos anos com qualquer uma das quatro equipas participantes a poder optar pelo título, tal o equilíbrio que tem prevalecido ao longo da época. A Ovarense tentará recuperar um título que lhe tem sido esquivo nas últimas temporadas, uma vez que não consegue vencer o Campeonato Distrital desde a época 2006/2007.
As fases finais são competições concentradas onde normalmente existe muita pressão com jogos muito competitivos o que por vezes pode facilitar as surpresas. Basta uma má noite para estragar o trabalho de toda uma época pelo que é muito importante manter altos indices de concentração e uma atitude muito forte para poder lutar pelo melhor resultado em todas as partidas. Embora seja importante considerar o histórico de jogos entre as diferentes equipas ao longo da época, a prova está claramente em aberto para qualquer um dos conjuntos participantes até porque agora tudo começa de zero e o passado na temporada já não conta para nada
A equipa vareira irá estrear-se na sexta-feira pelas 20h00 diante do Sangalhos. Será um confronto interessante em que se defrontarão a melhor defesa do campeonato (Ovarense) contra uma equipa complicada mas muito oscilante e que se tem caracterizado ao longo da prova por ser mais forte quando joga em casa. Espera-se uma partida jogada com muita intensidade em que provavelmente não haverão grandes diferencias pontuais no final dos quarenta minutos. Na fase regular os vareiros superiorizaram-se nos dois desafios em que enfrentaram aos bairradinos mas em jogos sempre muito renhidos e em que os pequenos detalhes foram importantes para decidir o vencedor. O nosso adversário é claramente uma equipa muito competitiva, com alguns jogadores que reúnem grande experiência competitiva e que gosta de jogar um basquetebol ofensivo, disciplinado em termos tácticos procurando alternar bem o jogo interior com o lançamento exterior. Contudo, a equipa que vem do sul do distrito tem sido ao longo da temporada uma equipa algo irregular em todos os processos do jogo alternando bons momentos com outros menos conseguidos a nível ofensivo sofrendo, a espaços, de lapsos na concentração defensiva.
Para superar este primeiro passo será necessário manter altos níveis de concentração desde o arranque do jogo, apostando no trabalho colectivo, pela coesão defensiva, pela agressividade na luta pelos ressaltos e pela paciência na gestão das posses de bola. Será também fundamental não entrar relaxados nem com excessos de confiança e triunfalismos. A nossa humildade e o nosso espírito de equipa, a nossa intensidade e a nossa concentração deverão ser também primordiais para podermos levar de vencida este primeiro adversário e conseguir assim aproximar-nos dos nossos objectivos.
No outro desafio do primeiro dia de competição, Illiabum e Sanjoanense irão ver-se as caras por quarta vez esta época com saldo favorável até agora aos ilhavenses que venceram duas das três partidas disputadas. No entanto, será um confronto interessante e de resultado incerto, entre duas equipas muito combativas, que se conhecem bem e que aspiram a levar para suas casas o título. Por um lado, os ilhavenses detêm o melhor ataque da prova embora tenha vacilado em algumas partidas importantes esta temporada notando-se alguma falta de consistência em determinadas fases do jogo. Por outro estará uma Sanjoanense aguerrida e que vai depender muito da inspiração individual das suas principais figuras.
A partir daí e dependendo dos resultados verificados no primeiro dia tudo ficará em aberto para as quatro equipas participantes.
Não deixes de apoiar a tua equipa no inicio da Fase Final Distrital esta sexta-feira pelas 20h00 na Arena Dolce Vita.
Sem comentários:
Enviar um comentário