Uma Ovarense em letargia e longe dos seus melhores dias, sofreu no passado sábado a sua primeira derrota da época a jogar como local no Campeonato de Sub-18 Masculinos ao cair diante da Sanjoanense por 58-62 adiando para a última jornada a possibilidade de garantir o apuramento para o Campeonato Nacional e a organização da Fase Final Distrital.
Num jogo que se previa intenso e equilibrado a semelhança do que já se tinha verificado na primeira volta da competição e perante um adversário que chegava a Ovar com a necessidade de vencer, os vareiros não conseguiram entrar suficientemente concentrados, principalmente em termos ofensivos, falhando muitas bolas nas proximidades do cesto, mostrando pouca dinâmica na circulação da bola e pouca mobilidade a jogar sem bola o que foi facilitando de alguma maneira o trabalho dos jogadores visitantes. Somado a isto, os vareiros não conseguiram impor a sua característica agressividade defensiva mostrando pouca coesão em determinados momentos da partida que foram permitindo que a equipa da Sanjoanense se fosse galvanizando chegando ao intervalo em vantagem (18-27).
Depois do reatamento os locais voltaram a não entrar bem revelando novamente alguma falta de acerto na finalização parecendo jogar sempre "sobre brasas", precipitando muito o lançamento e com pouca clarividência na selecção de tiro enquanto que os visitantes graças ao lançamento exterior conseguiram manter-se na frente do marcador gerindo bem a vantagem. Os vareiros chegaram a estar por trás no marcador a quinze pontos a mediados do quarto mas com uma boa reacção na ponta final do período conseguiram reduzir para os dez pontos. No 3º período a ADS continuou a dominar o jogo, estando sempre à frente do marcador. A maior diferença situou-se nos 15 pontos.
No derradeiro período, a Ovarense conseguiu aos poucos ir subindo de rendimento, aumentando a pressão e melhorando os seus índices de concretização, nomeadamente nos últimos três minutos, tentando encurtar a desvantagem mas sem nunca conseguir voltar a passar para a frente do marcador uma vez que a diferença pontual conseguida pelos visitantes foi suficiente para garantir-lhes a vitoria. Ficou a sensação de que o jogo poderia ter outro resultado se durasse mais dois minutos mas o resultado acaba por ser um castigo para a passividade com que os locais abordaram o desafio.
Menção aparte para a arbitragem. Novamente esta época assistimos a uma exibição pouco conseguida da dupla de árbitros escalados para a partida pela ABA com claro prejuízo para a equipa da Ovarense, com manifesta dualidade de critérios. Casualmente ou não, a entidade que rege as nomeações semanais dos juízes parece ter pouco tino nas suas escolhas. É que a ninguém lembra nomear dois árbitros de São João da Madeira para apitar um jogo da equipa Sanjoanina. Mas isso não é facto inédito esta época com a Ovarense a já ter passado pela mesma experiência em Ílhavo no jogo da primeira volta desta fase. Como as boas prestações tem que ser premiadas, um desses árbitros (Rui Ferreira) também já foi escolhido para apitar esta semana o decisivo AD Sanjoanense- CP Esgueira em São João da Madeira e volta a marcar presença no jogo da Ovarense em Paços Brandão. Enfim...
De volta à nossa equipa, na próxima e última jornada, visitamos o Brandoense e para conseguirmos estar no Nacional e garantir a organização da Final 4 Distrital temos mesmo que vencer. Devemos voltar aos níveis de humildade e sacrifício que temos mantido durante a época porque ainda nada conseguimos. Só poderemos lutar pelos nossos objectivos se continuarmos a trabalhar seriamente durante os treinos e se mantiver-mos a determinação, o empenho e a dedicação no nosso dia a dia.
OVARENSE (58): Ricardo Martins (4), Gabriel Diaz (3), Nuno Silva (11), Lucas Leitão (0), Sebastião Casaca (4), Bernardo Quelhas (0), Rodrigo Marques (-), Luís Vicente (4), Rodrigo Soeiro (12), Pedro Pinto (6), Henrique Barbeta (0) e Miguel Soares (13). - Treinador: Mário Leite.
Sanjoanense: (62): Miguel Ferreira (6), A. Ferreira (2), Marcos Resende (16), C Ferreira (-), B. Andrade (0), Simão Pinheiro (13), Bryan Rivero (0), Rubén Andrade (9), Augusto Silva (16), P Santos (-) e R Gomes (-). - Treinador: Rui Resende.
MVP OVARENSE: Rodrigo Soeiro (12 Pontos, 9 Ressaltos e 5 Assistências).
A equipa agradece o apoio de todos aqueles que a acompanharam nesta partida e deseja a rápida recuperação dos seus membros, Nuno Marques e Joaquim Soras impedidos de poder dar o seu aporte neste desafio.
Sem comentários:
Enviar um comentário