****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

segunda-feira, 12 de maio de 2014

NBA | Cavaliers anuncia demissão de Mike Brown

A segunda passagem de Mike Brown pelo comando dos Cleveland Cavaliers não durou muito. A franquia anunciou a demissão do técnico nesta segunda-feira, após apenas uma temporada no cargo. Ele já havia comandado o time – com muito mais sucesso – entre 2005 e 2010, quando chegou a conquistar um título da conferência Leste (2007).



“A decisão de liberar Mike é uma dor para todos aqui. Ele trabalhou duro na última temporada para conduzir a equipa na direção certa e, embora tenhamos progredido em relação a anos anteriores, acreditamos ter que seguir em um caminho diferente”, justificou o dono dos Cavs, Dan Gilbert, por meio de nota oficial.

A decepcionante campanha do clube nesta temporada, com apenas 33 vitórias e sem vaga nos playoffs, foi decisiva para a decisão de mudar o comando. No entanto, não foi o único motivo. Segundo Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, a direcção quer a equipe jogando em um sistema mais rápido do que o implantado actualmente por Brown.

O contrato do técnico com os Cavs ainda tinha mais quatro anos de duração e cerca de US$16 milhões em salários a receber. Ainda não se sabe quanto deste valor vai ser pago na rescisão do vínculo.

Brown, de 44 anos, começou na NBA como coordenador de vídeo e olheiro no início da década de 1990. Foi assistente por oito anos até conseguir a vaga no comando do Cavaliers. Além do título da conferência Leste, ele recebeu o prémio de técnico do ano na liga em 2009. Entre as duas passagens por Cleveland, o treinador também passou pelos Los Angeles Lakers.

NBA | Top 5 Jornada 11/Maio

Sapatilhas | Air Jordan 3 ’5lab3 black’





quinta-feira, 8 de maio de 2014

NBA | Jamal Crawford leva prémio de melhor reserva do ano

Jamal Crawford foi eleito o melhor reserva da liga pela segunda vez na carreira. O extremo-base dos Los Angeles Clippers, que já havia levado o prémio em 2010, recebeu 57 votos de primeiro lugar e totalizou 421 pontos em eleição com 125 jornalistas e profissionais dos EUA e Canadá. Ele foi seguido de perto pelo extremo-poste Taj Gibson, dos Chicago Bulls, com 395 pontos.



Saindo do banco em 45 das 69 partidas que disputou na temporada, Crawford liderou todos os reservas da liga em média de pontuação (18.6) e distribuiu 3.2 assistências em pouco mais de 30 minutos por jogo. Ele anotou 20 ou mais pontos em 29 oportunidades e quebrou a barreira dos 30 pontos em seis duelos da campanha.

Para serem elegíveis ao prémio, os atletas precisam ter sido reservas em mais de metade das partidas em que esteve em campo. Votos de primeiro lugar valem cinco pontos na contagem final, segundos lugares rendem três pontos aos candidatos e um ponto é contabilizado para escolhas de terceira posição.

Crawford é o quarto jogador na história da NBA a conquistar o troféu de melhor suplente em duas oportunidades. Até então, o selecto grupo contava com Kevin McHale (1984 e 85), Ricky Pierce (1987 e 90) e Detlef Schrempf (1991 e 92). J.R. Smith, do New York Knicks, havia vencido a honraria no ano passado.

NBA | Top 5 Jornada 07/Maio

quarta-feira, 7 de maio de 2014

NBA | Kevin Durant é o MVP da temporada

Kevin Durant foi eleito o MVP da fase regular da NBA. O extremo dos Oklahoma City Thunder bateu a concorrência de LeBron James, tendo merecido 119 votos para o primeiro lugar em 125 possíveis.



"Durantula" realizou uma temporada fantástica e, graças à sua média de 32 pontos por jogo, conquistou igualmente o quarto título de melhor marcador nas últimas cinco temporadas. À elevada média de pontos KD juntou ainda 7,4 ressaltos e 5,5 assistências por encontro, tornando-se apenas no quarto jogador da história da NBA a alcançar estas médias numa temporada, depois de Michael Jordan, Wilt Chamberlain e Elgin Baylor. Durant ajudou os Thunder a arrecadar 59 vitórias na fase regular, na qual foi também o melhor marcador com médias de 32 pontos por jogo. É o primeiro desde Allen Iverson (2000/01) a acumular as duas distinções numa época.

LeBron James ficou em segundo lugar com apenas 6 votos para o primeiro lugar (ele e Durant foram, aliás, os únicos a merecer honras de primeira escolha) e 118 para o segundo. Blake Griffin (LA Clippers) fechou o pódio com 1 voto para segundo lugar e 66 para o terceiro.

Sapatilhas | Air Jordan - 5 "Easter"




Video Jogos | Kevin Durant vai ser a capa do NBA 2K15


segunda-feira, 5 de maio de 2014

NBA | Michael Carter-Williams é eleito novato do ano

A NBA anunciou nesta segunda-feira que o base Michael Carter-Williams, dos Philadelphia 76ers, foi eleito o novato do ano. Ele é o quarto jogador na história da franquia a ganhar a honraria. Os outros vencedores foram Woody Sauldsberry (1958), Wilt Chamberlain (1960) e Allen Iverson (1997).



Carter-Williams foi a primeira escolha de 104 dos 124 jornalistas desportivos dos Estados Unidos e Canadá que tiveram direito de voto. Ele somou 569 pontos, superando o extremo-base Victor Oladipo, dos Orlando Magic, que teve 364 pontos, e o base Trey Burke, terceiro colocado, com 96 pontos.

Cinco pontos foram concedidos para votos de primeiro lugar, três pontos para votos de segundo lugar e um ponto para terceiro lugar.

O jogador, de 22 anos, foi a 11ª escolha geral do draft de 2013. Nesta temporada, ele teve médias de 16.7 pontos, 6.2 ressaltos e 6.3 assistências, em 70 jogos disputados. 

Além disso, Carter-Williams alcançou duas marcas expressivas na liga: terceiro jogador desde Oscar Robertson e Alvan Adams a liderar os novatos em pontos, ressaltos e assistências; e terceiro caloiro a registar médias de pelo menos 16 pontos, seis ressaltos e seis assistências (os outros foram Oscar Robertson e Magic Johnson).

Sub18 | Resultados 11 e 12ª Jornadas do Campeonato Nacional (Em actualização)


NBA | Top 5 Jornada 04/Maio

domingo, 4 de maio de 2014

LPB | Sl Benfica avassalador ; SC Lusitânia empata a eliminatória

Ao vencer o jogo 2 em Guimarães (85-67), o Lusitânia empatou a 1 a eliminatória frente ao Vitória. Por seu lado, o Benfica cilindrou o Sampaense por impressionantes 124-57, para um total de 67 pontos de diferença, num jogo 2 das meias-finais do playoff sem qualquer história.

Ao vencer o jogo 2 em Guimarães (85-67), o Lusitânia empatou a 1 a eliminatória frente ao Vitória. O triunfo dos açorianos não merece contestação, já que foram a equipa mais disciplinada tacticamente, que mentalmente se mostrou mais forte, e que contou com a inspiração ofensiva de Miguel Freitas e defensiva de Marcel Monplaisir nos momentos decisivos do encontro. Com a eliminatória agora empatada, os dois jogos na ilha Terceira prometem espectáculo, até porque já ficou demonstrado que qualquer uma das equipas tem condições para sair vitoriosa. 

Em Lisboa, os encarnados arrumaram a questão desde cedo e mais do que dobraram a pontuação contrária. Os campeões nacionais podem garantir um lugar na final caso vençam o próximo jogo, em São Paio de Gramaços (10 de Maio). Com um tiro exterior simplesmente mortífero (17 triplos convertidos em 26 tentativas), o Benfica não deu quaisquer hipóteses. De resto, seis jogadores ficaram na casa das dezenas em pontos, com destaque para Jobey Thomas (22 pontos, com 6 em 7 em triplos) e Seth Doliboa (15 pontos). Do lado do Sampaense, Christopher Jr. voltou a ser o melhor elemento, com 12 pontos e 8 ressaltos.

NBA | Top 10 Jornada 03/Maio

Sub18 | Estatísticas Jogo vs o CB Viana dia 03/Maio

* Cinco Ideal da Jornada: Lucas Leitão, Miguel Soares, Pedro Pinto, Gabriel Diaz e Nuno Silva

Sub18 | Ovarense regressa às vitorias com exibição cheia de raça


Música | Os Golden State Warriors mexem-se ao ritmo de "Get Loud -- Live Mix" by Jel and Mistah Fab

sábado, 3 de maio de 2014

LPB | Benfica e Guimarães adiantam-se nos playoffs

O SL Benfica e o Vitoria SC cumpriram com o favoritismo que lhes era atribuido e adiantaram-se este sábado a jogar em casa nas suas respectivas eliminatórias das meias finais do Campeonato da Liga Portuguesa de Basquetebol ao vencerem o Sampaense e o SC Lusitânia


Em Guimarães, o Vitória adiantou-se no playoff frente ao Lusitânia, sobretudo por aquilo que fez no início do derradeiro quarto do encontro. Apesar do resultado final (91-76) não o demonstrar, o conjunto vimaranense só nos últimos 10 minutos conseguiu confirmar o triunfo que o coloca na frente da eliminatória. A forma mais disciplinada e eficaz com que iniciou o 4º período, equilíbrio quase perfeito na procura da melhor solução ofensiva e lançamento de equipa, fez com que os vitorianos fugissem no marcador, numa fase em que sentia que o jogo se iria decidir.

Por seu lado, o Benfica entrou com o pé direito nas meias-finais do playoff, tendo derrotado o Sampaense, na Luz, por 91-62. Apesar de a equipa de São Paio de Gramaços nunca ter atirado a toalha ao chão, os encarnados dominaram o rumo dos acontecimentos e conseguiram o triunfo com relativo à vontade.

Os encarnados construíram cedo uma vantagem significativa sobre os visitantes e foram aumentando a diferença, triunfando sem quaisquer problemas. Seth Doliboa foi o MVP do encontro, com 17 pontos e 6 ressaltos, bem secundado por Jobey Thomas (15 pontos e 6 assistências). Do lado do Sampaense, Christopher Jr. destacou-se com 23 pontos, sendo o melhor da partida neste item.

NBA | Top 5 Jornada 02/Maio

Sub18 | Estatísticas jogo vs Académica dia 30/Abril

* Cinco Ideal da Jornada: Ricardo Martins, Gabriel Diaz, Nuno Silva, Miguel Soares e Rodrigo Soeiro

Seniores Femininas | Ovarense procura hoje manter-se com vida nos playoffs


segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sub18 | Classificação Campeonato Nacional


Sub18 | Resultados 10ª Jornada Campeonato Nacional


NBA | Mike Conley recebe prémio da NBA por espírito desportivo

Mike Conley, dod Memphis Grizzlies, foi anunciado pela NBA como vencedor do prémio “Espírito Desportivo” desta temporada. O base tornou-se o primeiro atleta da franquia a levar o troféu Joe Dumars ao somar 2.335 pontos em votação com 334 jogadores em actividade na liga. Ele sucede o ex-jogador Jason Kidd, que havia ganhado a honraria nas últimas duas temporadas.



Representante da divisão Sudoeste, Conley superou atletas de cada uma das outras divisões da liga na eleição: Jeff Green (Boston Celtics, Atlântico), Bradley Beal (Washington Wizards, Sudeste), Mike Dunleavy (Chicago Bulls, Central), Channing Frye (Phoenix Suns, Pacífico) e Damian Lillard (Portland Trail Blazers, Noroeste).

Além do troféu, o armador foi agraciado pela NBA com uma doação de US$10 mil ao St. Jude Children’s Research Hospital, instituição de caridade que apoia e especializada no combate à anemia falciforme. A liga também fez doações no valor de US$5 mil às instituições indicadas pelos outros cinco finalistas.

O prêmio “Espírito Esportivo” reconhece os jogadores da NBA que se destacam pela postura ética, fair play e integridade, com foco na participação em acções do programa “NBA Cares”. Primeiro vencedor, em 1996, Joe Dumars (ex-Pistons) dá nome ao troféu entregue aos homenageados.

NBA | Assim vão os playoffs


Sapatilhas | Dwyane Wade também tem sapatilhas psicodélicas


domingo, 27 de abril de 2014

LPB | O Caminho até ao título


LPB | Ovarense Dolce Vita diz adeus a época

Depois de uma dura e intensa batalha, apenas decidida no último quarto, o Vitória seguiu em frente no playoff da LPB, após vencer o quarto jogo em Ovar, por 85-79. Depois do empate a 63 pontos no final do 3º período, a equipa liderada por Fernando Sá foi mais forte nos momentos finais, isto depois de muitos empates e curtas vantagens durante o derradeiro quarto.


Domínio repartido durante a 1ª parte, com os forasteiros a serem melhores nos primeiros 10 minutos (25-17), com os vareiros a darem a volta ao marcador até se atingir o intervalo (42-39). 

No inicio do segundo tempo a equipa de Ovar voltou a não estar tão bem nas tarefas defensivas, se bem que a sua eficácia ofensiva lhe permitia estar na discussão do jogo no final do 3º período, empate a 63 pontos. 

O derradeiro quarto foi disputado a cada posse de bola, já que a 3 minutos do final s duas equipas mantinham-se iguais (73 pontos), e muito embora o Vitória tenha comandado quase sempre a marcha do marcador, a vantagem maior do que dispôs foi de três pontos. 

Um triplo de Pedro Pinto (81-77), à entrada do último minuto, ajudou a decidir para que lado iria cair o triunfo neste encontro. A Ovarense ainda chegou à diferença de dois pontos (79-81), mas João Balseiro não tremeu da linha de lance-livre quando faltavam 20 segundos para o fim do jogo (83-79).

O base vitoriano, Pedro Pinto, foi o melhor marcador da equipa com 24 pontos, seguido depois de João Balseiro com 19 pontos, alcançados com uma enorme eficácia, já que apenas falhou um lançamento de campo. José Silva e Paulo Cunha, ambos com 14 pontos, também contribuíram para o sucesso da equipa. 

A equipa de Ovar ficou muito perto de forçar a negra, objetivo proposto pela equipa antes destes dois jogos em casa. Os vareiros estiveram muito eficientes da linha de lance-livre (23/28 – 82%), equilibraram a luta das tabelas, tendo sido apenas ligeiramente inferiores nos tiros de longa distância, cometido mais 4 turnovers (11/7) e roubado menos 3 bolas (5/8). 

Foram cinco os atletas da Ovarense a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados, com o base José Barbosa (6 assistências 3 ressaltos e 2 roubos de bola) a ser o mais concretizador com 15 pontos. Miguel Miranda (6 ressaltos e 2 assistências) e André Pinto (7 ressaltos), ambos com 13 pontos, foram depois os melhores marcadores da formação de Ovar. 

NBA | Top 5 Jornada Playoffs 26/Abril

quinta-feira, 24 de abril de 2014

NBA | Top 5 Jornada 23/Abril

Sub18 | Campeonato Nacional regressa esta semana


Depois da paragem pelas férias da Pascoa e pelos trabalhos das diferentes selecções nacionais este fim de semana regressa a acção do Campeonato Nacional com a realização de três partidas uma vez que o jogo entre a nossa equipa e o Dragon Force foi adiado para o dia 11 de Maio.

LPB | André Pinto confiante para embates do playoff com Vitória

A Ovarense tem pela frente uma complicada, mas não impossível, tarefa de tentar bater o Vitória três vezes consecutivas. Mas neste momento André Pinto quer tirar partido do fator casa e do apoio dos adeptos vareiros para levar a série à negra. O atleta promete qualidade nos jogos, discutidos a cada posse de bola, e espera que o público possa funcionar como elemento desequilibrador.


André espera equilíbrio nos confrontos, entre duas equipas que praticam bom basquetebol, facto que é garantia de entretenimento. “Tal como têm sido todos os jogos entre as nossas equipas, estes próximos também vão ser muito disputados e intensos, mas sobretudo são bons espetáculos de basquetebol.” Mas o apoio do público irá ser decisivo para empurrar a equipa a igualar a eliminatória, especialmente num momento em que o grupo mais precisa dele. “Não deixem de apoiar a nossa equipa e ajudar a dar a volta à eliminatória.” 

Para o jogador vareiro nada está perdido, até porque, embora seja mais difícil, continua tudo em aberto. “É playoff e no playoff nada é dado como certo até terminar. É verdade que o adversário está em vantagem, mas a eliminatória ainda não acabou! Em Ovar, com o nosso público apoiar, nós vamos igualar a eliminatória. Aproveito desde já para pedir aos nossos fãs para nos virem ajudar.” 

Fonte: Site da FPB

NBA | Goran Dragic ganha prémio de jogador que mais evoluiu na temporada

O base Goran Dragic foi anunciado nesta quarta-feira como vencedor do prémio de jogador que mais evoluiu na temporada 2013-14. O titular dos Phoenix Suns contabilizou 405 pontos na votação que envolveu 126 jornalistas e profissionais dos media dos EUA e Canadá, superando o extremo-base Lance Stephenson (Indiana Pacers, 158 votos) e o extremo-poste Anthony Davis (New Orleans Pelicans, 155) – respectivamente, segundo e terceiro colocados.



Dragic liderou os Suns em uma campanha muito acima da esperada por analistas e 23 vitórias superior à registada no ano passado, mantendo-se na disputa por uma vaga nos playoffs até a última semana de temporada regular. O atleta europeu teve as melhores médias da carreira em pontos (20.3), ressaltos (3.2) e aproveitamento de lançamentos de campo (50.5%) e longa distância (40.8%).

Esta é a terceira vez que um jogador dos Suns recebe o prémio de maior evolução, sucedendo Kevin Johnson (1988-89) e Boris Diaw (2005-06). Além disso, o armador é o primeiro atleta de fora dos EUA a ser homenageado desde 2008, quando o turco Hedo Turkoglu levou o troféu actuando pelo Orlando Magic.

Outros dois companheiros de elenco de Dragic foram citados na votação: o ala-armador Gerald Green (4º lugar, com 117 pontos) e o ala-pivô Markieff Morris (10º lugar, 13 pontos). Los Angeles Clippers, Toronto Raptors, Sacramento Kings, Oklahoma City Thunder, Chicago Bulls, Portland Trail Blazers, Houston Rockets e Washington Wizards também tiveram mais de um representante recebendo votos.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

NBA | Gregg Popovich é eleito melhor técnico do ano

Gregg Popovich, dos San Antonio Spurs, foi eleito o melhor técnico da temporada 2013-14 nesta terça-feira. O treinador de 65 anos recebe o troféu pela terceira vez após comandar os texanos à melhor campanha da liga neste ano, com 62 vitórias e 20 derrotas. Esta foi a 15ª temporada seguida em que o veterano atingiu a marca de 50 triunfos com a franquia.



Em eleição feita com 124 jornalistas e profissionais dos media dos EUA e Canadá, “Pop” teve 59 votos de primeiro lugar e contabilizou 380 pontos na pesquisa. O segundo mais votado foi o estreante Jeff Hornacek (Phoenix Suns), com 339 pontos. Tom Thibodeau, técnico dos Chicago Bulls e vencedor do prémio em 2011, terminou em terceiro.

“Eu estou honrado e muito agradecido, mas este troféu pertence a várias pessoas. Quando um técnico ganha prêmios, tudo sempre depende dos jogadores. São os atletas que trabalham e vencem em campo. Eles são incríveis por deixarem-me treiná-los por tanto tempo e, sem sua excelência de profissionalismo, isso não estaria acontecendo”, disse Popovich, dividindo as glórias com os comandados.

Esta é a terceira vez que o treinador do Spurs conquista o troféu Red Auerbach em 18 anos no comando da equipa. Os outros prémios vieram em 2003 e 2012. Com o “tricampeonato”, “Pop” se junta a Don Nelson e Pat Riley como os únicos profissionais da história a ganharem a honraria em três oportunidades.

terça-feira, 22 de abril de 2014

NBA | Top 5 Jornada Playoffs 21/Abril

NBA | Joakim Noah é eleito melhor defensor da temporada

A NBA anunciou nesta segunda que o pivô Joakim Noah, dos Chicago Bulls, foi eleito o melhor defensor da temporada 2013-14. Em votação realizada entre 125 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, o atleta de 29 anos foi escolhido para levar o troféu por 100 votantes e somou 555 pontos de 1.125 possíveis. Roy Hibbert, dos Indiana Pacers, ficou com a segunda posição (166 pontos) e DeAndre Jordan, dos Los Angeles Clippers, terminou em terceiro (121).



“Este prémio não é sobre o meu trabalho. Mesmo que esteja o levando para casa, ele é um reconhecimento ao trabalho da equipa como um todo”, afirmou Noah, que dedicou o prémio à memória de seu mentor, Tyrone Green, falecido na última semana. O jogador teve médias de 12.6 pontos, 11.3 ressaltos, 5.4 assistências, 1.2 roubo de bola e 1.5 desarme nesta temporada.

Cada um dos 125 profissionais consultados indicou os três primeiros colocados na disputa pelo prémio de melhor defensor. Cinco pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, três pontos ao segundo e um ponto para o terceiro.

Noah foi um dos pilares da defesa de Chicago nesta temporada regular, que sofreu apenas 91.8 pontos por partida (menor média do ano). “Joakim melhorou a cada ano em diferentes áreas – não apenas seu passe e defesa, mas também o arsenal ofensivo, profissionalismo e liderança. Acho que este é um reconhecimento à sua vontade e determinação”, exaltou o técnico Tom Thibodeau.

Esta é apenas a segunda vez que um jogador dos Bulls conquista o prémio de melhor defensor. O primeiro foi o lendário Michael Jordan, que recebeu a honraria em 1988.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

NBA | Top 10 Jornada Playoofs 20/Abril

NBA | Mike Woodson não é mais treinador dos Knicks

Fim da linha para Mike Woodson. Como esperado, ow New York Knicks anunciaram a demissão do treinador de 56 anos e sua comissão técnica completa na manhã desta segunda-feira. Woodson, que estava no cargo há pouco mais de duas temporadas, não resistiu à decepcionante campanha da equipa neste ano e a não classificação aos playoffs.


“Mike, seus assistentes e os jogadores tiveram uma temporada extremamente difícil. A culpa pelos resultados não pode ser colocada em cima de uma única pessoa, mas é hora de uma mudança para começarmos a construção do elenco para o futuro. Nós estamos agradecidos pelo que Mike e sua comissão fizeram e desejamos o melhor”, declarou o presidente de operações da franquia, Phil Jackson, por meio de nota oficial.

Woodson havia assumido o comando dos Knicks interinamente em março de 2012, depois da demissão de Mike D’Antoni, e foi efetivado meses mais tarde com um contrato de três anos. Na última temporada, ele criou altas expectativas em torno da franquia ao comandar os nova-iorquinos a 54 vitórias, o título da divisão do Atlântico e à primeira classificação em uma série de playoffs desde 2000. O sucesso, porém, tornou-se decepção rapidamente neste ano.

Uma das decepções da atual campanha, os Knicks conquistaram apenas 37 triunfos e ficaram de fora dos playoffs, na nona posição da conferência Leste. Em sua entrevista derradeira no cargo, o treinador chamou para si a responsabilidade pelo rendimento abaixo do esperado e defendeu o extremo Carmelo Anthony das críticas que recebeu ao longo da temporada.

O extremo-base J.R. Smith lamentou a saída de Woodson, mas respeitou a decisão da direção de Nova Iorque. “Mike foi ótimo para mim e acho que fez um grande trabalho. Ele tratou-me como gostaria de ser tratado. Este é um dia triste para todos aqui. Não sei e nem devo julgar se foi uma decisão justa ou não. Phil Jackson venceu vários títulos, conhece o  basquetebol e nós confiamos em seu julgamento”, afirmou.

Espera-se que Jackson contrate um profissional mais alinhado com sua filosofia de trabalho para comandar a equipa na próxima temporada. Um dos nomes mais cogitados pela imprensa norte-americana para preencher a vaga é Steve Kerr, ex-atleta do Chicago Bulls e analista da ESPN que já manifestou a vontade de ser técnico recentemente.

NBA | Após mais de 1.000 vitórias na carreira, Rick Adelman anuncia aposentadoria

Um dos treinadores mais influentes da NBA nas últimas duas décadas encerrou sua carreira nesta segunda-feira. Após 23 temporadas e 1.042 vitórias conquistadas na liga, o veterano Rick Adelman anunciou sua aposentadoria e, consequentemente, a saída do comando dos Minnesota Timberwolves. O treinador de 67 anos decidiu deixar o desporto para passar mais tempo com a família.



“Acho que é o momento de afastar-me. Realmente gostei de minha passagem pelos Twolves e foi uma experiência agradável, mas eu e minha esposa estamos prontos para começar uma nova fase em nossas vidas. Nós estamos ansiosos por isso”, afirmou Adelman, que seguirá como um consultor especial da franquia e pode ajudar os dirigentes na decisão de contratar um sucessor.

A saúde de sua mulher, Mary Kay, seria o principal motivo para a aposentadoria do veterano. Ele não esteve presente em mais de 20 partidas do clube nas últimas duas temporadas para poder cuidar da esposa, que sofre de misteriosos ataques de vertigem. Em sua entrevista de despedida, o respeitado técnico ainda brincou que os netos também vão deixá-lo ocupado a partir de agora.

Contratado em 2011, Adelman chegou aos Timberwolves com a missão de conduzir a equipa novamente aos playoffs. Ele não conseguiu alcançar o objetivo em três temporadas no cargo, mas acredita que o clube não está longe da pós-temporada. “As coisas não foram muito como gostaríamos e acho que é hora de deixar outra pessoa vir e trabalhar com esse grupo. Nós não estamos tão longe assim de chegar lá”, avaliou.

O treinador, considerado um dos estrategistas ofensivos mais criativos da história do desporto, influencia directamente técnicos como Doc Rivers e Gregg Popovich. “Rick esteve em diversos clubes e sempre fez cada um deles melhor. Ele teve grandes trabalhos em todos os lugares por onde passou e sempre foi subestimado. Eu admito que ‘roubei’ algumas coisas dele”, elogiou Popovich, ao saber da aposentadoria do colega de profissão.

sábado, 19 de abril de 2014

NBA | Brooklyn Nets bate primeiro e se adianta aos Toronto Raptors

Os Brooklyn Nets chegaram a Canadá com a intenção de ganhar a primeira partida da sua série de playoffs contra os Toronto Raptors tentando ganhar a vantagem do factor casa para seu lado...e foi mesmo assim (87-94). Os nova iorquinos levaram sempre a iniciativa com maior solvência do que o seu adversário que aparentemente acusou a sua falta de experiência em jogos de playoffs vendo-se muitas vezes superado pela situação. Os Raptors foram muito penalizados pelas suas perdas de bola (17) e foram superados durante muitos momentos do jogo na zona da pintura.



Joe Johnson levou a voz cantante no conjunto de Brooklyn com 28 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências, enquanto que Deron Williams o acompanhou com 24 pontos mesmo sem estar em dia de grandes percentagens ( 8/20 em tiros de campo e um 2/6 em triplos). Nos  Raptors destacaram Jonas Valaciunas (17 pontos e 18 ressaltos -recorde ressaltador de Toronto em playoffs-), Kyle Lowry (22 pontos, 7 ressaltos e 8 assistências) e Greivis Vásquez (18 pontos e 8 assistências vindo do banco), mas pero ni con todo eso lograron la victoria.

LPB | Mau Segundo período dita segunda derrota da Ovarense Dolce Vita nos playoffs

O Vitória de Guimarães ficou a um passo de se apurar para a 2ª ronda do playoff da LPB depois de terem vencido novamente a equipa da Ovarense Dolce Vita (89-84), ficando agora a um triunfo das meias-finais da competição. Nos derradeiros 10 minutos aos vareiros bem tentaram anular a desvantagem trazida dos três períodos anteriores, mas a almofada pontual era suficientemente grande para colocar em risco o triunfo dos vimaranenses.



Os primeiros 20 minutos foram dominados pela equipa da casa, que ao intervalo já vencia por 42-28. Bem liderado pelo base Pedro Pinto (14 pontos e 13 assistências), e com os atiradores José Silva (17 pontos) e João Balseiro (15 pontos) a bom nível, o Vitória entrou determinado em não permitir que o adversário se aproximasse no inicio do segundo tempo (65-49). 

A equipa de Ovar, como é seu hábito, correu sempre atrás do prejuízo, e com um parcial 35-24 nos últimos 10 minutos, deu ao resultado final uma expressão bem diferente. Miguel Miranda (23 pontos 13 ressaltos, 6 assistências e 3 roubos de bola), MVP do encontro com 35.5 de valorização, e Fernando Neves (23 pontos e 4 ressaltos) foram os elementos da formação de Ovar que mais lutaram para alterar o rumo dos acontecimentos. Podes ver a estatística do jogo: AQUI

Mas o tempo jogava a favor do Vitória, que teve no seu capitão Paulo Cunha (17 pontos), não falhou qualquer lançamento, e Anthony Meier (18 pontos), mais dois elementos que contribuíram para o sucesso da equipa. 

A equipa vareira que voltou a não poder contar com o seu capitão José Barbosa, irá agora receber os vimaranenses no próximo sábado sem mais opções do que vencer para poder manter vivas as suas esperanças de passar para as meias finais da prova.

Nos outros jogos, os vencedores de sábado venceram novamente adiantando-se nas suas respectivas séries (2-0) e ficando tal como o Vitoria a apenas um triunfo do apuramento para as meias-finais. O SL Benfica venceu em casa o Barcelos por esclarecedores 102-69,  registando uma vitória expressiva perante uma equipa sem argumentos. João "Betinho" Gomes, com um duplo-duplo (16 pontos e 12 ressaltos), foi o MVP. Do lado dos minhotos, Nuno Oliveira destacou-se com 23 pontos.

No segundo jogo a equipa açoriana do SC Lusitânia cedo marcou distâncias no marcador, e com isso retirou ambição aos madeirenses de tentarem empatar a eliminatória. Tendo em conta a sobrecarga de minutos do cinco inicial do CAB no primeiro jogo, e uma vez que foram sujeitos ao mesmo tipo de esforço neste encontro, o desempenho e a réplica oferecida pelo CAB é notável, já que apenas perdeu dois períodos pela diferença máxima de sete pontos, e ainda teve estofo para vencer o último (18-15).

As boas percentagens de lançamento de campo por parte do Lusitânia, especialmente dos três pontos (13-24 – 54%), foi fundamental para mais um triunfo dos açorianos. Miguel Freitas, autor de 19 pontos, esteve com a mão quente (5/7 de 3 pontos), bem como Augusto Sobrinho (15 pontos) e Zane Campbell (15 pontos, 5 ressaltos e 3 assistências).

O atleta madeirense, Fábio Lima (18 pontos, 9 ressaltos e 4 assistências), foi o MVP do jogo com 24 de valorização, num encontro em que Jorge Coelho (16 pontos e 8 ressaltos) voltou a estar a bom nível. Tal como os jovens Jorge Freitas (16 pontos) e Frederico Tavares (15 pontos).

Por último, o Sampaense voltou a sentir enormes dificuldades para levar de vencida a equipa do Algés (70-63), conseguindo assim a segunda vitória da série. O conjunto de S. Paio de Gramaços só no derradeiro período confirmou o triunfo, já que à entrada dos últimos 10 minutos perdia por cinco pontos de diferença (45-50). No último quarto, os comandados de José Calabote quase dobraram a pontuação do seu adversário (25-13), mostrando-se novamente mais fortes nos momentos de decisão.

NBA | Stephen Curry e Al Jefferson Jogadores do mês de Março

Stephen Curry e Al Jefferson foram nomeados como melhores jogadores no mês de Abril na NBA. O extremo-poste dos Charlotte Bobcats conseguiu o prémio pelo segundo mês consecutivo na Conferencia Leste enquanto que o base dos Golden State Warriors superou a barreira dos 30 pontos em três ocasiões durante este período.  



Curry jogou oito das nove partidas disputadas pelos Warriors durante o mês de Abril, com médias de 26,4 pontos, 9,9 assistências e 2,3 recuperações por jogo. Foi decisivo no balance positivo da sua equipa de 6-3 durante as semanas de competição prévias ao final da regular season conseguindo duplas figuras em anotação em todos os encontros, alcançando 30 ou mais pontos por quatro vezes e mais de quarenta uma vez. 

Por sua parte, Jefferson teve medias de 24.5 pontos e 14.3 ressaltos por jogo liderando os  Bobcats a estabelecer o melhor registo da liga durante o mês de Abril com sete vitorias e uma derrota.  ‘Big Al’ assinou um "duplo-duplo" de pontos e ressaltos em cada um dos oito encontros disputados pela sua equipa. 

Os outros nomeados ao prémio em ambas conferencias foram: Paul Millsap (Atlanta), Joakim Noah (Chicago), Dirk Nowitzki (Dallas), Marc Gasol (Memphis), LaMarcus Aldridge (Portland), DeMar DeRozan (Toronto) e Marcin Gortat (Washington).

sexta-feira, 18 de abril de 2014

LPB | Ovarense Dolce Vita cai em Guimarães no arranque da fase a eliminar

Apesar de não ter iniciado o jogo da melhor forma, o Vitória adiantou-se na eliminatória frente à Ovarense Dolce Vita, ao vencer, em casa, os vareiros por 85-72. O segundo quarto foi o período em que a história do jogo se alterou, com os comandados de Fernando Sá a assumirem em definitivo a liderança do encontro. A linha de lance-livre foi decisiva para o desfecho do encontro, com os vimaranenses a somarem 25 pontos das faltas conquistadas.




No final dos primeiros 10 minutos era a equipa visitante que liderava (19-17), mas o 2º período, mais concretamente a partir da metade do quarto, viria a alterar por completo a marcha do marcador. Depois do empate a 25 pontos a meio do período, o Vitória consegue um parcial de 19-7 até ao intervalo, que lhe permitiu fugir no resultado.

A meio do 3º período, a equipa da casa consegue fazer subir a diferença pontual até aos vinte pontos (60-40), uma diferença que se manteve quase inalterável até à entrada do derradeiro quarto (65-46). Nos últimos 10 minutos a equipa vareira não foi capaz de voltar a entrar a na discussão do resultado, e só nos minutos finais do encontro o resultado voltou a aproximar-se um pouco.

Foram cinco os atletas do Vitória a terminarem o encontro com 10 ou mais pontos, sendo que José Silva foi o mais produtivo com 19, seguido de perto por Ismael Torres com 17 e Paulo Cunha (6 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola), MVP do jogo com 21 de valorização, com 15 pontos.

A dupla composta por Miguel Miranda (14 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) e Sergi Brunet (12 pontos, 9 ressaltos e 2 assistências) esteve em bom plano, se bem que tenham contribuído para os 20 turnovers cometidos pela Ovarense neste jogo. De referir que a formação de Ovar não contou com o seu habitual base José Barbosa, sendo conhecida a sua preponderância nas movimentações ofensivas da equipa, bem como nos ritmos de jogo que marca. 

Podes ver a estatística do jogo: AQUI

Nas outras partidas da jornada que se realizou hoje, o SL Benfica não teve dificuldades em vencer o primeiro jogo dos quartos-de-final da fase a eliminar. A jogar na Luz, os comandados de Carlos Lisboa bateram o Barcelos por 90-70, ficando agora a dois triunfos de marcar presenças nas "meias" do playoff.

O norte-americano Jobey Thomas esteve em particular evidência pela turma da casa ao marcar 26 pontos, sendo desta forma o MVP da partida. As duas formações voltaram a jogar no sábado no segundo jogo de ambas na ronda a eliminar.

Em São Paio de Gramaços, a equipa local obteve também a sua primeira vitória nos playoffs ao derrotar numa vibrante partida a equipa do Algés por 73-72 num jogo que só se decidiu sobre o apito final. Os norte-americanos Christopher Dowe (16) e Jovonni Shuller (14) lideraram o ataque los locais bem apoiados por Joel Almeida e Hélder Carvalho.

Por último o SC Lusitânia foi até ao Funchal vencer o CAB Madeira por 61-72 sendo a única equipa que na condição de visitante venceu nesta primeira ronda.

Sapatilhas | Jordan Brand apresenta as novas Jordan – XX9