****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

domingo, 2 de março de 2014

NBA | Allen Iverson tem camisa aposentada pelos 76ers em cerimónia emocionante

A camisa #3 dos Philadelphia 76ers só terá um nome em suas costas deste fim de semana em diante: Iverson. Mais de 20.000 torcedores lotaram o Wells Fargo Center neste sábado para acompanhar a cerimónia de aposentadoria do número que o ídolo Allen Iverson usou entre 1996 e 2010. A homenagem aconteceu no intervalo da derrota do clube para os Washington Wizards, por 122 a 103.



“Todos queriam que eu viesse aqui e falasse sobre como vocês me amam, mas, acreditem, o sentimento é mútuo. Eu sou Philadelphia e sempre será assim”, afirmou Iverson, no início do discurso que antecedeu a subida de sua camisa ao tecto do ginásio. O Wells Fargo Center foi decorado com fotos do”The Answer” para o dia especial e a equipa aproveitou a festa para reforçar o caixa, cobrando os ingressos mais caros da temporada.

O ex-base de 38 anos, que se aposentou em Outubro do ano passado, é o oitavo jogador da história a ter sua camisa retirada pelos Sixers. O seletíssimo grupo de ídolos inclui: Julius Erving (#6), Maurice Cheeks (10), Wilt Chamberlain (13), Hal Greer (15), Bobby Jones (24), Billy Cunningham (32) e Charles Barkley (34). O clube ainda aposentou um microfone em homenagem ao narrador Dave Zinkoff e retirou de circulação o uniforme #2, utilizado por Moses Malone.

Além de Erving e Malone, a cerimônia contou com as presenças de ex-atletas como Dikembe Mutombo, Gary Payton e Theo Ratliff. Outro nome ilustre presente no Wells Fargo Center foi o comissário da NBA, Adam Silver. O executivo compartilhou algumas palavras sobre Iverson – que, com seu estilo polêmico, também trouxe alguns problemas para a liga.

“Allen foi um jogador especial. Tudo que fez pela NBA supera em muito as ocasionais dores de cabeça que causou. Eu sempre achei que ele foi o representante da sua geração na liga. Tu defines a cidade de Philadelphia melhor do que qualquer outro atleta. Em nome de todos os fãs da NBA, obrigado!”, agradeceu Silver, que assumiu o comando geral da liga no mês passado.

O impacto da homenagem foi parar até no vestiário dos oponentes da noite. O base John Wall, dos Wizards, “escapou” do restante do clube no intervalo para acompanhar a celebração do atleta que tomou como inspiração na carreira. “Allen foi meu exemplo quando comecei a jogar. Sendo um armador, foi dele que tirei muito da forma como jogo. Esta cidade abraçou-o e deixou que fosse a pessoa que era. E ele deu sempre seu melhor pela equipa”, exaltou.

Em 14 temporadas e 914 partidas disputadas na NBA, Iverson construiu um currículo repleto de feitos marcantes. Ele tem 11 participações em Jogos das Estrelas e sete selecções para um dos quintetos ideais da liga. Entre os prémios, o astro foi rookie do ano (1997), quatro vezes melhor anotador da liga (1999, 2001, 2002 e 2005) e foi eleito MVP da temporada 2000-01 – quando conduziu os Sixers às finais.

O ex-base finaliza sua história na franquia como o segundo maior anotador (19.931) e terceiro maior assistente (4.385) da história da franquia. Ele ocupa a 21ª posição na lista dos maiores anotadores da história da liga (24.368 pontos). Tudo indica que será elegível pela primeira vez ao Hall da Fama em 2019 e deverá ser um first ballot.



“Vocês me mostraram como é tolo quem diz que os sonhos não se tornam realidade. Porque eles se realizam. Eu amo vocês por terem me aceitado, deixado que cometesse meus erros e aprendesse com eles. Amo vocês por terem me acolhido e feito daqui minha casa para sempre. Eu amo vocês, Philadelphia!”, declarou Iverson, agora, oficialmente, um dos eternos ídolos do Philadelphia 76ers.

Sem comentários:

Enviar um comentário