****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

quinta-feira, 17 de abril de 2014

LPB | Fase decisiva arranca esta sexta-feira com o inicio dos Playoffs

Terminada a primeira parte do campeonato, a prova entra na decisiva fase e 8 equipas vão lutar pelo título nacional. O playoff arranca já amanhã com esperando-se muita emoção e equilíbrio em pelo menos três das quatro séries.



Vitória vs Ovarense

Depois de ter alcançado a sua melhor classificação de sempre numa fase regular (2º), o Vitória tem agora pela frente a equipa da Ovarense. Neste momento um triunfo para cada lado, com a equipa da casa a ser sempre superior, pelo que teoricamente, os vimaranenses estão em vantagem. Os comandados de Fernando Sá já demonstraram que são fortes no jogo exterior, já que mesmo os jogadores que actuam nas posições mais perto do cesto, podem atirar de fora. 

Será igualmente curioso acompanhar o confronto directo dos bases, Pedro Pinto e José Barbosa, dois jovens talentosos, e que têm sobressaído pela sua capacidade de passe (assistências), bem como dos postes espanhóis Ismael Torres e Sergi Brunet. O atleta espanhol da Ovarense tem um peso diferente na equipa, quase sempre bem acompanhado por Miguel Miranda, que provavelmente terá do lado oposto a oposição de Paulo Cunha, convertido a num jogador 4. 

São duas equipas que dependem muito do tiro de três pontos, solução ofensiva procurada com bastante frequência, se bem que os minhotos, sendo mais fortes nas tabelas, têm mais argumentos para tentar equilibrar um jogo numa tarde de menor eficácia.

Prognóstico: Esta série é uma das mais equilibradas uma vez que ambas equipas estão acostumadas a partidas equilibradas e pode esticar-se até ao limite dos cinco jogos. Tudo irá depender da resposta física dos atletas, de quem conseguir impor uma melhor defesa e da  eficácia no lançamento de três pontos. No entanto, o Vitória parte com uma maior dose de favoritismo pelo facto de dispor a seu favor do factor casa.


SL Benfica vs BC Barcelos 

SL Benfica e Barcelos voltam a cruzar-se numa fase adiantada de uma competição, uma vez que depois das eliminatórias no Troféu Hugo dos Santos e Taça de Portugal, repete-se o confronto na 1ª ronda do playoff (1º contra o 8º) da LPB. Os encarnados levaram sempre a melhor, pelo que o favoritismo lhes seja atribuído para esta ronda. Os comandados de Carlos Lisboa, dominam quase todos os rankings de equipa, atravessam um ciclo vitorioso, motivados por sucessivas conquistas de troféus, e naturalmente estão motivados para renovarem o título nacional. 

Os barcelenses, por seu turno, têm pela frente um enorme desafio, embora já tenham dado mostras de como tentar impedir todo o potencial da equipa benfiquista. A luta do ressalto, ritmos de jogo, defesa agressiva (2ºs neste capítulo com 10 de média), são talvez os aspectos essenciais para a equipa de Barcelos tentar vencer os próximos dois jogos disputados em Lisboa.

Prognóstico: SL Benfica vence em três jogos.


CAB vs Lusitânia 

Outra série marcada à partida pela enorme paridade existente em teoria entre ambos os conjuntos. Os madeirenses levam vantagem (2-1) neste momento  nos confrontos directos esta época. Curiosamente, no confronto em jogos a contar para o campeonato, venceu sempre a equipa visitante, facto que torna ainda mais imprevisível este playoff. 

No entanto devido a que a equipa madeirense, num acto de gestão financeiro, dispensou  o seu trio de jogadores norte-americano o favoritismo passou agora passou agora para a formação açoriana. A capacidade anotadora do base James Smith, a presença de Marcel Monplaisir nas áreas próximas do cesto, e as soluções ofensivas oferecidas por Campbell e Sobrinho fazem com que, em teoria, o Lusitânia reúna mais condições para chegar à próxima ronda.

Prognóstico: SC Lusitânia vence em três jogos.


Sampaense vs Algés 

Sampaense e Algés, respetivamente 4º e 5º classificados, são talvez as duas maiores surpresas da fase regular, pelo que independentemente do que venha a acontecer neste playoff, nada apagará as prestações que tiveram até aqui chegar. O conjunto de S. Paio de Gramaços venceu os dois encontros da fase regular, e já deu provas que é uma equipa com enorme talento ofensivo (média de 80 pontos por jogo). O trio de jogadores exteriores formado por Chris Dowe, Shuler e Joel Almeida, vale muitos pontos, bem como castiga os adversários com faltas pela sua capacidade de atacarem o cesto. 

Nas posições interiores, Eki e Hélder Carvalho simbolizam luta, atitude e garra, e embora, aparentemente, possam ter um papel secundário, conseguem fazer pontos. Os algesinos, misto de juventude e veterania, acabaram por realizar uma temporada acima das expectativas, com a particularidade de ser um grupo composto por atletas portugueses. 

A versatilidade dos jogadores interiores, o tiro de três pontos, o controlo da posse de bola, desde que controlada a luta das tabelas, são argumentos que podem levar o Algés à primeira vitória frente ao Sampaense. A consistência e a forma de lidar com os momentos decisivos poderá igualmente determinar quem levará a melhor neste playoff. 

Prognóstico: Sampaense deverá vencer em quatro jogos.

Sem comentários:

Enviar um comentário