O gerente-geral dos Houston Rockets, Daryl Morey, movimentou os bastidores da NBA ao dizer que estava decidido a trocar o poste Omer Asik até a última quinta-feira. Os rumores correram soltos, a quinta passou e o atleta turco acabou permanecendo no elenco texano. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do site Yahoo! Sports, o executivo não ficou satisfeito com as ofertas que chegaram pelo jogador e desistiu da ideia de negociá-lo neste momento.
Asik teria solicitado uma troca à direção dos Rockets ainda antes da temporada, após a equipa confirmar a chegada do astro Dwight Howard. Morey considerava duas propostas nos últimos dias: os Boston Celtics ofereciam Courtney Lee, Brandon Bass e uma escolha de draft protegida de primeira rodada pelo especialista defensivos, enquanto os Philadelphia 76ers disponibilizavam Spencer Hawes ou Thaddeus Young e uma escolha protegida de primeira rodada.
De acordo com Marc Stein, da ESPN, o dirigente desistiu das negociações porque nenhuma das ofertas realmente alcançava o valor que esperava receber em troca de Asik. Agora, o clube encara o desafio de reintegrar um jogador insatisfeito ao elenco e, ao mesmo tempo, encontrar uma forma de não deixar que o pouco tempo de jogo como reserva de Howard diminua ainda mais sua cotação no mercado.
A data-limite imposta por Morey para o fechamento da transação era uma posição estratégica. Por regras da liga, apenas os jogadores envolvidos em trocas até esta sexta seriam elegíveis novamente para negociações antes do fim da janela de transferências da actual temporada. O executivo queria manter a possibilidade de envolver os atletas recebidos pelo turco em uma nova troca, se necessário, em Fevereiro.
Se Asik, a direção de Houston e outras franquias interessadas no poste saíram decepcionadas desta quinta, a maioria do elenco dos Rockets comemorou a permanência do companheiro de equipa. “Omer é ótimo para nós. Ele é um dos melhores pivôs defensivo da NBA e complementa a equipa muito bem. Somos afortunados de tê-lo aqui”, elogiou o astro James Harden, para o jornal Houston Chronicle.
Asik, de 27 anos, foi titular dos Rockets na última temporada e apresentou ótimo desempenho defensivo combinado com médias expressivas: 10.1 pontos, 11.7 ressaltos e 54.1% de acerto nos lançamentos de campo. Vale lembrar que o internacional pela Turquia ainda pode ser trocado até Fevereiro de 2014, quando se fecha o período de negociações desta temporada.
Sem comentários:
Enviar um comentário