Passados quase dois meses desde o início da temporada 2013/2014 da NBA, se a fase de classificação terminasse nesta terça-feira (24), quatro das cinco equipas com as maiores folhas salariais da liga ficariam fora dos playoffs: Brooklyn Nets, New York Knicks, Chicago Bulls e Los Angeles Lakers.
Terceira equipa que mais gasta no campeonato, com 83,9 milhões de dólares a pagar a seus jogadores, o actual bi-campeão Miami Heat seria a única equipa do Top 5 que avançaria para a pós-temporada. Actualmente com campanha de 21-6, é o segunda colocada do Leste.
Na mesma conferência, os Nets amargam campanha vexatória. Avalizados pelo proprietário da franquia, o bilionário russo Mikhail Prokhorov, a equipa não mediu investimentos para se colocar entre as grandes da NBA. Mas nem mesmo um elenco recheado de jogadores renomeados, como Paul Pierce, Kevin Garnett, Deron Williams e Joe Johnson, que custa aos cofres nova-iorquinos 101,2 milhões de dólares se mostraram suficientes. Comandado pelo técnico estreante Jason Kidd, o clube do Brooklyn aparece apenas na 12ª colocação, com um registo de 9-18.
Também de Nova York vem outra grande decepção, os New York Knicks, ligados ao empresário James Dolan. Tradicionalmente uma das equipas que mais gastam na NBA, a franquia costuma não economizar na busca por estrelas. Com Carmelo Anthony e Amar’e Stoudemire, dois dos maiores salários da liga, o elenco custa um total de 86,8 milhões de dólares (fora multas por ultrapassar o teto salarial). O desempenho em quadra, entretanto, não faz jus ao investimento, e com 9-18 é apenas o 11º colocado no Leste.
Na quarta posição no ranking dos “gastões” estão os Chicago Bulls, que viram a sua campanha desmoronar junto com a saúde de seu principal astro, o base Derrick Rose. Desde a nova lesão sofrida pelo camisa 1, o clube de Illinois, que tem folha salarial dessa temporada de 80,9 milhões, acumula 4-11 e despencou para a nona posição do Leste, com um recorde geral de 10-16.
Fechando o Top 5 aparecem os Los Angeles Lakers, única equipa da Conferência Oeste. Acostumado a investir pesado para atrair e manter seus astros, a franquia conta com Kobe Bryant, jogador mais bem pago da temporada, com vencimentos de 30,4 milhões de dólares. O camisa 24, sozinho, é responsável por 38,3% da folha salarial do conjunto, que totaliza 79,2 milhões. Atrapalhado por lesões, o “Black Mamba” actuou em apenas seis partidas na temporada até o momento e presencia como a equipa angelina amarga a décima posição na tabela, com 13-15.
Na contramão, equipas como os Phoenix Suns mostram que é possível aliar bom desempenho dentro das quatro linhas com economia fora de delas. O clube do Arizona é o segundo que menos gasta em toda a NBA, com 53,2 milhões, e é o quinto no Oeste, com campanha de 17-10. Os Portland Trail Blazers, que lideram a mesma conferência com 23-5, são apenas o 23º no ranking de maiores folhas salariais, com 61,2 milhões, enquanto os Atlanta Hawks, terceiros do Leste com 15-13, aparecem na 25ª posição, com 58,6 milhões investidos em 2013/2014.
Sem comentários:
Enviar um comentário