****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Sub18 | Exibição consistente garante estreia vitoriosa nas competições oficiais


A Ovarense entrou da melhor forma nas competições oficiais da época 2013/2014 no escalão de Sub-18 masculinos ao vencer no passado domingo no pavilhão Salvador Machado em Oliveira de Azeméis  por 32-73.

Os vareiros foram sempre muito superiores ao seu adversário e conseguiram alcançar uma vitória fácil diante de um rival muito combativo mas que se revelou inferior em todos os aspectos do jogo ao longo dos quarenta minutos da partida.

A partida começou com uma entrada fulgurante dos visitantes que rapidamente estabeleceram um parcial de 9-0 nos primeiros 4m20s de jogo impondo um ritmo muito alto com grande intensidade e muita rapidez nas transições combinando bem o jogo exterior com o interior. Reagiram os locais na segunda metade do período aproveitando alguma passividade na defesa do lançamento exterior e alguma falta de solidariedade nas nossas ajudas para diminuir a diferença no marcador (12-20).

No segundo quarto (03-15) ambas equipas entraram mal revelando falta de eficácia no ataque o que redundou num insólito 0-0 até quase a metade do período. Se bem estivemos muito bem no trabalho defensivo reduzindo o ataque adversário a tão só um lançamento de campo concretizado em dez minutos, revelamos,por sua vez,alguma intranquilidade na gestão dos processos ofensivos com pouca dinâmica e algumas más selecções de lançamento. A partir do minuto cinco melhoramos nesse capítulo e acabamos por chegar ao intervalo já com uma boa vantagem no marcador (15-35) o que pressagiava um resto de partida desequilibrado.

Essa ideia foi corroborada na segunda parte do desafio onde voltamos a estar bem mantendo consistencia defensiva, bom entrosamento nas manobras colectivas tanto em defesa como em ataque, boa resposta física traduzida em ritmo alto e muita velocidade e bons niveis de aproveitamento na finalização que nos conduziram a uma vitória tranquila neste arranque da competição e que permitiu ainda que todos os atletas dispusessem de minutos. 

OVARENSE (73): Ricardo Martins (4), Gabriel Diaz (2), Nuno Silva (20), Lucas Leitão (0), Sebastião Casaca (4), Bernardo Quelhas (4), Miguel Soares (6), Pedro Pinto (7), Luís Vicente (7), Rodrigo Soeiro (1), Henrique Barbeta (4) e Joaquim Soras (14). - Treinador: Mário Leite.

OLIVEIRENSE (32): F.Albergaria (10), G.Tavares (0), H.Correia (2), J.Cardoso (1), F.Coelho (4), E.Martins (2), G.Pinho (3), J.Santos (0), M.Brandão (3), J.Gonçalves (2), C.Almeida (5) e M.Jesus (0). - Treinador: Hugo Matos.

MVP OVARENSE: Nuno Silva (20 Pontos, 12 Ressaltos, 5 Recuperações e 6 faltas sofridas).

A equipa agradece o apoio de todos aqueles que a acompanharam nesta primeira partida oficial da época. Próximo jogo: Ovarense-CP Esgueira, sábado 05 de Outubro as 15h00 no Raimundo Rodrigues em Ovar.

Videos | O melhor de Kevin Durant na sua passagem pela Goodman League em 2013


Internacional | FIBA anuncia wildcard para o Mundial em Fevereiro

O Mundial de basquetebol a realizar em Espanha no próximo ano, apenas ficará a conhecer a totalidade das selecções participantes em Fevereiro, anunciou hoje a Federação Internacional.

Com 20 selecções já apuradas, restam 4 convites que a FIBA irá distribuir entre aquelas selecções que não conseguiram o direito de estar em Espanha. Entre elas estão selecções como Brasil, Venezuela, China, Grécia, Itália, Rússia ou Turquia.

Para poderem se candidatar a um destes 4 wildcards, as seleções deverão cumprir uma série de requisitos que a FIBA colocou, desportivos e financeiros, de onde se destacam a popularidade do basquetebol no país, promoção, possíveis participações em torneios futuros, colaboração com o governo nacional e envolvimento das televisões.

Com lugar já garantido em Espanha estão:

Africa: Angola, Senegal e Egipto
Américas: México, Porto Rico, Argentina e República Dominicana
Europa: França, Lituânia, Croácia, Eslovénia, Ucrânia e Sérvia
Ásia: Irão, Filipinas e Coreia
Oceânia: Nova Zelândia e Austrália
País Anfitrião: Espanha
Campeão Mundo: Estados Unidos América

A lista de candidatos será reduzida na próxima reunião do organismo máximo do basquetebol mundial, a decorrer em 23-24 Novembro, sendo que os presentes em Espanha serão anunciados em Fevereiro.

Sub18 | Classificação 1ª Fase do Campeonato Distrital

Campeonato Distrital | Outros resultados (Em actualização)

O Sangalhos derrotou este domingo a equipa da Sanjoanense por 57x45 em jogo a contar para a primeira jornada da Série I do Campeonato Distrital de Sub-18 masculinos. Num jogo entre candidatos a estar presentes na Fase Final a equipa bairradina que jogou em casa, acabou por levar a melhor. 

Relembre-se que o Illiabum visitou a equipa do Gica (resultado ainda desconhecido) enquanto que o Brandoense folgou nesta primeira jornada.

Citações de Grandes Treinadores


"Nunca és tão bom como todo o mundo te diz quando ganhas, e nunca és tão mau como eles dizem quando perdes".

Lou Holtz - Treinador Football Americano

NBA | Miami Heat fecha extensão de contrato com Erik Spoelstra


O treinador dos Miami Heat no bicampeonato da NBA vai permanecer no comando da equipa pelas próximas temporadas. O clube anunciou a extensão do contrato de Erik Spoelstra neste domingo, evitando que o técnico se tornasse agente livre no ano que vem. Duração e salário previstos no novo vínculo ainda não são conhecidos.

O treinador deverá falar a respeito do acordo recém-assinado nesta segunda-feira, antes do elenco embarcar para as Bahamas e começar o período de pré-temporada. A intenção da direcção era finalizar a extensão contratual até o fim de Outubro para evitar que o trabalho do comandante fosse influenciado por possíveis rumores sobre sua permanência no cargo.

O acerto acontece um dia depois da equipa promover mudanças em sua comissão técnica, incluindo a saída de dois auxiliares. Keith Askins e Chad Kammerer vão passar a ter cargos gerenciais na organização, enquanto Dan Craig e o ex-jogador Juwan Howard assumem as vagas em aberto como assistentes de Spoelstra.

Outro motivo para a renovação com o técnico seria a boa relação com o ala LeBron James, principal jogador do clube. Os dirigentes da Flórida esperam que o acerto ajude a viabilizar a permanência do astro, já que ele pode rescindir seu actual contrato e testar o mercado como agente livre irrestrito no final da próxima temporada.

Spoelstra, de 42 anos, está no comando dos Heat há cinco temporadas. Criticado no início do trabalho, ele ganhou a confiança de muitos analistas e torcedores após conduzir a equipa ao título da liga em 2012 e 2013. O histórico do bicampeão à frente da equipa é de 260 vitórias e 134 derrotas.

Sub18 | Estatísticas Individuais já disponiveis

Com o inicio da época o blogue vai disponibilizar a informação estatística de cada atleta sendo que a partir de hoje essa informação já se encontra publicada. Poderás constatar esses dados  se consultares no blogue na área correspondente (Atletas e Estatísticas) na barra lateral esquerda.

Para fazer a consulta deverás clicar no nome do jogador podendo consultar a informação de todos os jogos oficiais da época 2013/2014.

domingo, 29 de setembro de 2013

Sub18 | Resultados da 1ª Jornada Campeonato Distrital


A primeira jornada do Campeonato Distrital ficou marcada pela ausência de surpresas e pela superioridade manifestada pelas equipas visitantes. A Ovarense foi até Oliveira de Azeméis vencer com autoridade a equipa local e desde já assumiu a liderança da prova embora partilhando-a com o Galitos que no derby de Aveiro venceu a jovem equipa do SC Beira Mar por 31-64. O jogo CP Esgueira x Anadia foi adiado para dia 26 de Outubro.

Sub18 | Regresso aos treinos terça feira

Informa-se a todos as atletas da equipa de Sub-18 Masculinos que não haverá treino amanhã, segunda feira

Assim mesmo informa-se que o regresso aos treinos está marcado para terça feira dia 01 de Outubro no horário habitual na Arena Dolce Vita.

Agradecemos que passes a informação aos teus colegas.

Sub18 | Estatísticas Jogo vs a Oliveirense dia 29/Set

Cinco Ideal da Jornada: Nuno Silva, Joaquim Soras, Pedro Pinto, Luís Vicente e Bernardo Quelhas.

Sub18 | Boa exibição garante vitoria tranquila na estreia

Sub18 | Ovarense estreia-se hoje no Campeonato Distrital 2013/2014

sábado, 28 de setembro de 2013

Sub18 | Convocatória para o jogo vs a Oliveirense 29/Setembro


** Não esquecer trazer o Bilhete de Identidade

LPB | Ovarense vence no jogo de apresentação

A Ovarense Dolce Vita venceu com naturalidade este sábado o Basquete Barcelos por 72-67 sua apresentação aos sócios. Uma semana depois de ter vencido o III Torneio Cidade Termal de São Pedro de Sul a equipa vareira confirmou o seu bom momento de forma tendo vencido com claridade uma partida que dominou de principio a fim.

Com a mesma estrutura base do ano passado, a inclusão de apenas um reforço (regresso de André Pinto a «casa») e o recurso a vários jovens provenientes da «formação», os vareiros apresentaram as características gerais da AD Ovarense Dolce Vita 2013/14. 

No seu jogo de apresentação, pese embora toda «luta» que foi dada pelo Basquete de Barcelos (ainda privado de dois dos seus mais influentes jogadores), ganhou com justiça e até com naturalidade. É verdade que o jogo conheceu períodos de equilíbrio, mas o marcador registou sempre vantagem da formação vareira, pelo que, não foi surpresa o resultado final de 72-67.

Pela Ovarense jogaram: Cristovão Cordeiro (14), José Barbosa (12), André Pinto (10), Nuno Morais (3), Fernando Neves (3), Miguel Miranda (16), Sergi Coll (9), Rodolfo Castro (0), Pedro Costa (4), Joaquim Soras (0), Miguel Soares (1) e Emanuel Sá (0). 

Destaque também para a vitória das Seniores femininas que esta época irão jogar no Campeonato da I Divisão. As vareiras cilindraram o SC Braga por 82-30 numa partida em que foram claramente superiores.

História da Ovarense | Ovarense - Illiabum (1989)


LPB | Jogo de Apresentação da Ovarense Dolce VIta hoje

NBA | O melhor de Kyrie Irving em 2012/2013

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

NBA | DeMarcus Cousins renova com os Kings até 2018


O poste DeMarcus Cousins acertou nesta quarta-feira a extensão de seu contrato com os Sacramento Kings e vai permanecer na franquia até 2018.

Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, do Yahoo! Sports, Cousins vai receber, a partir de Julho de 2014, 62 milhões de dólares por quatro temporadas. A renovação do vínculo com o jovem poste era um desejo do novo dono dos Kings, Vivek Ranadive, que vê Cousins como um dos pilares do clube.

A franquia da Califórnia e o jogador tinham até 31 de Outubro para chegarem a um acordo. A data é o prazo-limite estipulado pela liga para que as franquias acertem extensões de vínculo com os jogadores seleccionados na primeira rodada do draft de 2010.

Cousins, de 23 anos, tem três temporadas na NBA e 220 jogos disputados pelos Kings. Titular absoluto da equipa, ele tem médias de 16.3 pontos e 9.8 ressaltos por partida.

Apesar da alta produtividade, o possante jogador costuma ser mais lembrado pelo temperamento instável e comportamento desregrado. O jovem atleta brigou com o ex-treinador Keith Smart, foi suspenso pelo clube, esteve entre os líderes da liga em faltas técnicas e acabou expulso quatro vezes de quadra só na última temporada.

Época 2013/2014 | Novidades

* CP Esgueira/Anadia: O jogo da primeira jornada do Campeonato Distrital em que ambas equipas se iriam defrontar no próximo Domingo, foi adiado para o dia 26 de Outubro.

* Sanjoanense: Augusto Silva (1996), poste-extremo da equipa Sub-18 sanjoanina irá jogar também pela equipa sénior na próxima época.

Sub18 | Antevisão da Jornada


A equipa de Sub-18 masculina da AD Ovarense iniciará este domingo, dia 29 de Setembro, a sua participação em provas oficiais na época 2013/2014 quando se desloque até Oliveira de Azeméis para defrontar a equipa local em jogo correspondente a primeira jornada da primeira fase do Campeonato Distrital. 

A partida permitirá extrair as primeiras ilações sobre a evolução dos atletas depois dos trabalhos de pré-época e a sua reacção perante a competição num jogo em que normalmente os níveis de ansiedade estarão altos dado tratar-se do primeiro jogo da temporada. 

A fase da pré-época dos nossos adversários tem sido marcada pela discrição. Pouco se sabe da equipa de Oliveira de Azeméis a não ser, que possui um vasto grupo de jogadores que lhes permitiu inscrever duas formações no escalão e que teoricamente se apresenta mais equilibrado do que na passada época embora possa sentir a ausência dum jogador (Miguel Soares)  fundamental na sua manobra ofensiva nas últimas épocas. No entanto para contrariar essa saída, a equipa irá depender muito do que possam fazer em campo o base Francisco Albergaria, que se encontra a treinar nos seniores e César Almeida um poste-extremo com alguma experiência e boa presença física que deverão ser coadjuvados por um grupo de jogadores que normalmente são agressivos em defesa e rápidos nas transições defesa-ataque. Os locais costumam ser uma equipa difícil de bater no seu reduto   pelo que para vencer o jogo precisaremos de ser mais do que nunca muito colectivos, estar muito concentrados e solidários em defesa, proteger bem as tabelas e tentar sempre inculcar ao jogo, um ritmo alto e muita intensidade ao longo dos quarenta minutos. A equipa vareira deverá encarar a partida com ambição, seriedade e concentração, tentando manter a consistência e a regularidade ao longo dos quarenta minutos de forma a a marcar positivamente o arranque da temporada.

Não deixes de apoiar a tua equipa no próximo domingo pelas 11h15 no Pavilhão Dr Salvador Machado em Oliveira de Azeméis. 

Fundamentos Técnicos | Exemplo de treino nas posições interiores


Citações de Grandes Jogadores

"Cinco jogadores em campo trabalhando em conjunto são capazes de ir muito mais longe do que cinco jogadores talentosos que vão e vêm como indivíduos."

Kareem Abdul-Jabar - Mítica estrela da NBA

NBA | Gilbert Arenas descarta regresso a NBA


As notícias são cada vez menos animadoras para quem espera ver o astro Gilbert Arenas de volta à NBA. O base foi entrevistado rapidamente na entrada da festa de aniversário que preparou para a mãe de seus quatro filhos, Laura Govan, e negou os boatos de que vá participar da pré-temporada do Los Angeles Clippers. Mais do que isso, ele quase decretou o fim de sua carreira nos EUA.

“Eu não preciso mais do dinheiro da NBA. Já tenho demais dele. Agora, é hora de ficar com os meus filhos e família”, afirmou Arenas, que recebeu quase US$150 milhões em salários em 11 temporadas de carreira. Sua última equipa na liga norte-americana foi Memphis Grizzlies, no primeiro semestre de 2012.

Engana-se, porém, quem acredita que o jogador de 31 anos está preparado para anunciar sua aposentadoria. Ele encontrou as condições perfeitas para seguir em cação e ser um “homem de família” do outro lado do planeta. É lógico que ganhando muito bem e sendo tratado como um astro também.

“Eu posso ir à China,e  continuar a jogar por lá, voltar e passar muito mais tempo com os meus filhos. Tenho que estar em casa em Fevereiro para aproveitar minha família”, disse o armador, aproveitando-se do facto da temporada regular da Liga Chinesa durar menos de quatro meses (Dezembro a Março). Além disso, os asiáticos pagam mais do que o salário mínimo para veteranos da NBA.

A primeira experiência de Arenas no basquetebol chinês parece ter sido um sucesso dentro e fora de quadra. O armador actuou em 14 partidas da última campanha dos Shangai Sharks, franquia do ex-pivô Yao Ming, e foi o grande destaque do clube: médias de 20.7 pontos, 7.3 ressaltos, 3.0 assistências e quase 41% de conversão nas tentativas de longa distância em 27.6 minutos por jogo.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

NBA | Nova Iorque confirmada como sede do All Star Game em 2015


Depois de um hiato de 17 anos, Nova Iorque voltará a sediar um Jogo das Estrelas da NBA. O comissário David Stern confirmou oficialmente que a cidade receberá o fim de semana festivo da liga em Fevereiro de 2015. As honras de anfitriões do evento serão compartilhadas pelos New York Knicks e os Brooklyn Nets.

O Jogo das Estrelas de 2015 será realizado em 15 de Fevereiro, no tradicional Madison Square Garden – ginásio dos Knicks, que sofrerá uma reforma de modernização orçada em mais de US$1 bilhão. Já os eventos dos dois dias anteriores, que incluem o Rising Stars Challenge e os concursos individuais, acontecerão na recém-construída arena dos Nets, o Barclays Center.

“Nova Iorque oferece uma extraordinária oportunidade de sediar o fim de semana em dois ginásios de primeira linha. Os dois clubes foram receptivos à ideia e acharam uma boa decisão se juntarem e trabalharem em união. Então, nós estamos ansiosos para celebrar nosso jogo com os fãs de basquetebol nova-iorquinos”, afirmou Stern, que já estará aposentado do cargo de comissário da NBA quando a “Big Apple” receber o evento.

Já para o líder do comité executivo do Madison Square Garden, James Dolan, o evento pode ser mais um capítulo glorioso na história da arena. “Estamos honrados em receber os maiores atletas da NBA no recém-reformado ginásio mais famoso do mundo em 2015. Este é mais um espectáculo prestigioso a ser adicionado na ilustre história do Garden”, exaltou.

Nova Iorque vai receber o Jogo das Estrelas pela quinta vez em sua história. Anteriormente, o evento foi realizado na cidade em 1954, 1955, 1968 e 1998. Na última oportunidade, a seleção do Leste venceu o Oeste por 135 a 114, com Michael Jordan como MVP da partida. Em 2016, as festividades de meio de temporada da NBA devem ser levadas para Toronto, comemorando o 20º aniversário dos Raptors.

NBA | O melhor de Kevin Durant em 2012/2013


Fundamentos Tácticos | Erros defensivos


Citações de Grandes Treinadores

"O mais importante é a EQUIPA, a disciplina táctica e a nossa atitude; Por sempre o individual ao serviço do colectivo. Não temos de estar demasiado preocupados com o jogo dos outros (respeita-los sim, ter em conta os seus pontos fracos, saber aproveita-los, mas sem obsessionarnos). Se nós fazemos bem o nosso trabalho teremos quase todo a caminho andado para a vitória. Devemos ter sempre confiança em nós próprios porque somos uma boa equipa e ninguém é melhor do que nós se lutamos tanto como eles."

Eduardo Burgos - Treinador Espanhol

Hábitos Vencedores | Aquilo que os melhores fazem para triunfar


- Trabalham mais do que os outros;
- São mais disciplinados do que os outros;
- Têm mais ambição do que os outros;
- São muito mais competitivos do que os outros;
- Dão importância a coisas que os outros não ligam;
- Fazem o trabalho extra que não lhes é exigido;
- Querem sempre saber o que podem fazer para melhorar;
- Querem ser ensinados, treinados e aprender mais a toda a hora;
- Sobrepõem sempre o valor da equipa acima de cada individualidade;
- Estão em processo de constante melhoria, à procura de evoluir e dar mais de si à equipa. 
- Estão sempre à procura de dar um novo e melhor contributo à equipa.

NBA | Wade e Durant trocam farpas nas redes sociais


A falta de treinos e jogos está deixando os craques da NBA à flor da pele. Em vésperas do início da pré-temporada da principal liga de basquetebol do mundo, dois pesos pesados do desporto mundial trocaram farpas via redes sociais nesta segunda-feira.

Tudo começou quando em seu ranking, a Sports Ilustrated colocou Kevin Durant como segundo melhor jogador da liga estadounidense, atrás apenas de LeBron James. Em entrevista a Noah Coslov, o extremo dos Oklahoma City Thunder comentou a lista dos melhores que conta com Carmelo Anthony (10), Kobe Bryant (9), Dwyane Wade (8), Dwight Howard (7), Tim Duncan (6), Russell Westbrook (5), Tony Parker (4), Chris Paul e os dois previamente citados:

- Eu estou sentindo falta de James Harden.

Quando o jornalista perguntou a Durant quem tiraria da lista, o jogador sem pensar duas vezes, respondeu:
que escolheria Dwyane Wade.

A entrevista revoltou o craque dos Miami Heat que usou do Instagram para responder com ironia. Com um bilhete escrito à mão e fotografado pelo telefone celular, o extremo-base provocou fazendo menção à final de 2011, quando a franquia da Flórida triturou os Thunder de Kevin Durant, Russell Westbrook e, do epicentro da confusão, James Harden:


24 de Novembro de 2013

Kevin Durant disse que James Harden deveria estar no meu lugar no Top 10.

*Nota mental:
Fazê-lo respeitar meu lugar na História... de novo...

Durant não se fez de rogado. Em sua conta no twitter, respondeu ao jogador dos Heat: “Me mostre, não me mande tweets…”, postou o eextremo. O próximo encontro entre Heat e Thunder, e consequentemente entre os dois astros, está marcado para o dia 29 de Janeiro.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Videos | As dez melhores jogadas do EuroBasket 2013


Sub18 | Antevisão da 1ª Jornada do Campeonato Distrital


No próximo fim de semana arranca oficialmente a época 2013/2014 para o escalão de Sub18 masculinos. Foram onze os clubes que finalmente se inscreveram para participar no Campeonato Distrital (Grupo Nacional) que como já é habitual foi dividido em duas fases. Na primeira etapa da competição as onze equipas foram divididas em duas séries em que as equipas jogarão todas contra todas a uma só volta sendo que as primeiras quatro equipas de cada grupo irão apurar-se para a segunda fase da prova a disputar-se a partir de Novembro.

A nossa equipa ficou encaixada na Série II juntamente com as equipas da Oliveirense, CP Esgueira, Anadia, SC Beira Mar e Galitos enquanto que a Série I ficou integrada pelo Illiabum, Sanjoanense, Sangalhos, Brandoense e Gica.

A primeira jornada da competição será disputada na integra no Domingo. Na partida que inaugura a prova a Ovarense parte com ligeiro favoritismo na sua deslocação até Oliveira de Azeméis onde defrontará uma equipa de que pouco se conhece. Não há grande informação sobre a preparação da equipa anfitriã que dispõe de um núcleo grande de jogadores embora todos eles sem grande experiência competitiva. Depois de perder um dos seus elementos mais talentosos (Miguel Soares) as expectativas da equipa giram muito a volta do base Francisco Albergaria, junior de 1º ano ano que treina com a equipa sénior. De resto espera-se um adversário que é sempre difícil de bater quando joga em casa, que normalmente é agressivo a defender e que utiliza muito o contra ataque e transições rápidas. Os vareiros ainda numa fase incipiente da preparação tem, no entanto, argumentos suficientes para entrar da melhor forma no Campeonato.

A tarde se disputarão mais duas partidas. Na primeira o CP Esgueira parte como claro favorito a vitoria na recepção ao Anadia uma equipa muito jovem e que previsivelmente será a mais fraca do grupo. Já no derby de Aveiro, SC Beira Mar-Galitos a incerteza é maior. A equipa do Galitos estreia treinador (o experiente JJ Moutinho) e têm realizado uma pré época tranquila com bons resultados nos seus jogos de preparação mesmo tendo sofrido a perda de alguns jogadores importantes (Irmãos Peralta). Já sobre os locais paira alguma expectativa uma vez que se trata de uma equipa formada na sua maioria por atletas de primeiro ano e de que se desconhece a sua evolução na pré época.

Por último na outra série serão disputadas duas partidas. O Sangalhos-Sanjoanense promete ser o jogo da jornada uma vez que em acção estarão duas das equipas candidatas a lutar por uma vaga na fase final. Já o Illiabum parte como claro favorito para vencer uma equipa do Gica que lutará seguramente por conquistar o quarto lugar no grupo mas que não parece ter suficientes argumentos para poder discutir o resultado perante a equipa ilhavense. Nesta série descansará o Brandoense.

Sub18 | Próximos Jogos


Citações de Grandes Treinadores


NBA | Westbrook espera voltar melhor às quadras após lesão


O base Russell Westbrook está confiante em sua recuperação para voltar às quadras na próxima temporada da NBA. Em entrevista ao portal NewsOK, o atleta afirmou que espera estar melhor do que antes da lesão no joelho, que o tirou da recta final dos playoffs na última edição do campeonato.

- Eu vou voltar e ser ainda melhor. Eu sempre  vou ser confiante. Nunca perderia a confiança em mim ou na minha capacidade de fazer as coisas. A equipa tem feito um óptimo trabalho para me ajudar no processo de reabilitação, por isso estou e vou me manter confiante o bastante em minhas pernas para fazer o que for preciso - declarou Westbrook.

Russell Westbrook se contundiu no dia 24 de Abril deste ano, durante os playoffs da temporada 2012/2013, na segunda partida da série contra os Houston Rockets válida pelos quartos de final da Conferência Oeste. Em uma jogada ainda no segundo período, foi atingido por Patrick Beverley, dos Rockets, e abandonou o campo para não mais voltar, desfalcando a equipa pelo restante da pós-temporada.

Depois de passar a maior parte do tempo de suas férias praticando exercícios de fortalecimento das pernas, Westbrook ainda não tem data certa para retornar. O astro não está apto a participar integralmente das actividades da pré-temporada dos Thunder, com início em Outubro, e deve retomar as práticas paulatinamente.

- Eu tento me recuperar um pouco a cada dia, sem me preocupar com o calendário. Basta pensar em um dia de cada vez e encontrar uma maneira de me fortalecer e me certificar de que estou pronto e está na hora. Tudo faz parte da recuperação. Se você se machucar, não importa se torceu o tornozelo ou outra coisa menos grave, você precisa encontrar seu ritmo e conquistá-lo de volta - completou o base.

Os Oklahoma City Thunder fazem a sua estreia na pré-temporada da NBA no dia 5 de Outubro, contra o Fenerbahce, em Istambul, na Turquia. Serão sete compromissos amistosos antes da estreia oficial em 2013/2014, no dia 30, fora de casa, contra os Utah Jazz. Sob o comando de Westbrook e seu fiel escudeiro Kevin Durant, a franquia ficou com a liderança da temporada regular na última edição da liga, mas caiu nas semifinais de Conferência para os Memphis Grizzlies, tendo interrompido o sonho de novamente chegar à final (em 2012, foi vice-campeão após perder para os Miami Heat na grande decisão).

terça-feira, 24 de setembro de 2013

LPB | Curtas

* Académica:  O internacional português Rui Mota está de regresso à Liga Portuguesa de Basquetebol, depois de ter actuado na parte final da época passada no Guifões da Proliga. Rui Mota é o primeiro reforço da Académica, tendo já efectuado o primeiro treino sob as ordens de Jacinto Silva. O experiente base/extremo de 35 anos conta já com passagens por vários clubes onde se incluem FC Porto, Benfica, Ovarense, Penafiel, Vitória, Guifões e Vasco da Gama, clube onde fez a sua formação.

* Oliveirense: O norte americano Aaron Fuller (Arizona, 3 de Dezembro de 1989) reforçará a equipa de Oliveira de Azeméis. Com 1,98m e 105 kg,  Aaron é um jogador muito móbil e rápido que poderá ajudar a equipa nas posições mais próximas do cesto.

* Vitória Guimarães: O extremo norte americano Tony Meiere  é o quinto reforço vitoriano depois de confirmadas as contratações de João Balseiro, Miguel Toreia, Pedro Pinto e João Guerreiro. Na última época na NCAA1, Meiere terminou com médias de 11.3 pontos e 5 ressaltos por jogo.

LPB | Ovarense Dolce Vita apresenta-se aos sócios no próximo Sábado


NBA | Shaquille O'Neal compra parte minoritária e vira proprietário dos Kings


Shaquille O’Neal acaba de adicionar mais uma ocupação em sua carreira de aposentado. Segundo informou o USA Today nesta segunda-feira (23), o ex-center, que exerce a função de comentarista de basquetebol e actor de filmes nos Estados Unidos, comprou uma parte minoritária dos Sacramento Kings e se tornará um dos proprietários da franquia quando arranque a próxima temporada.

De acordo com o jornal norte-americano, o negócio está consolidado e deve ser divulgado oficialmente nesta terça-feira. Ainda não se sabe qual será o tamanho da parcela de Shaq na participação nos Kings, que pertencem maioritariamente ao grupo do empresário Vivek Ranadive.

- O que me atraiu neste acordo é a nova visão, os novos Kings, todas as novidades. Eu sempre quis fazer parte de algo assim. Vai ser óptimo - afirmou o grandalhão ao USA Today.

O mútuo interesse na transacção teve início nos primeiros meses desta off season. Shaquille O’Neal foi consultado para trabalhar como mentor de DeMarcus Cousin, problemático e promissor talento da franquia, para auxiliá-lo na evolução e desenvolvimento de seu jogo no garrafão. As conversas ganharam novos caminhos, e as partes chegaram a um denominador comum para a aquisição das acções.

Shaquille O’Neal adquire participações da franquia que representou uma de suas principais rivalidades no começo dos anos 2000. Vestindo as cores dos Los Angeles Lakers, o poste criou inimizade com a franquia de Sacramento, principalmente após as finais da Conferência Oeste de 2002, quando liderou os angelinos à vitória por quatro a três. Naquela ocasião, apelidou o adversário de “Sacramento Queens” e entrou para a lista dos mais odiados dos torcedores Kings. 

Citações de Grandes Treinadores

"Numa equipa de basquetebol que queira ganhar títulos, o mais importante deve de ser o GRUPO. E dentro deste, sempre pode sair em cada jogo alguém que se destaque. Mas é o GRUPO o que tem de dar-te a solidez, a qualidade e a garantia para que possas aspirar a ganhar alguma coisa."

Dusko Ivanovic - Treinador Sérvio

Sub18 | Resumo da nossa participação no Torneio O Ilhavense

A uma semana do inicio do campeonato distrital de Aveiro, a equipa sub18 masculina da AD Ovarense participou no Torneio triangular O Ilhavense juntamente com a equipa anfitriã, o Illiabum, e o SC Vasco da Gama. 

A nossa participação na prova estava inserida no plano de preparação da equipa e o principal objectivo era o de poder aquilatar a evolução do conjunto nestas três semanas de treinos frente a dois adversários bem estruturados, que estavam numa fase de preparação mais adiantada que incluía na bagagem a realização de vários jogos treino e que chegavam a competição com um plantel mais completo ao contrario do nosso em que se verificaram algumas ausências e em que claramente alguns jogadores ainda não conseguiram entrar nos seus normais ritmos competitivos.

Na primeira jornada (43-44), defrontamos o Illiabum, uma equipa recheada de bons jogadores e que entrou muito bem na partida aproveitando alguma ansiedade da nossa parte que se reflectiu em uma exibição pouco conseguida em termos ofensivos durante os primeiros dez minutos (7-15) onde estivemos pouco dinâmicos mostrando-nos algo "perros" nas movimentações atacantes. No segundo quarto (9-8) aplicamos muita intensidade em defesa e conseguimos ir soltando-nos mais no ataque e equilibramos a partida embora tivéssemos revelado baixa eficácia na concretização o que não nos permitiu reduzir substancialmente o atraso no marcador ao intervalo (16-23).

Na segunda parte estivemos muito melhor, mantendo sempre muita consistência defensiva, grande atitude em campo, sem intimidar-nos com o ambiente adverso e se não fosse uma arbitragem exageradamente caseira poderíamos ter chegado a vitoria. Mesmo prejudicados pelos árbitros dispusemos da ultima posse de bola que nos poderia ter permitido alcançar a vitoria mas não conseguimos a concretização do cesto que nos deixaria como vencedores da partida. Realce, no entanto, para a excelente entrega de todos os atletas presentes que nunca deixaram de lutar pela vitoria e para a o facto de termos vencido em três dos quatro períodos disputados.

No Domingo, o jogo foi totalmente diferente (35-74) com uma equipa vareira desfalcada (tão só 10 jogadores disponíveis) que acusou muito o desgaste físico e alguma fadiga mental, muito naturais nesta fase incipiente da temporada, a cair diante de uma forte equipa do SC Vasco da Gama que se apresentou com níveis físicos muito elevados neste inicio de época e que com uma entrada arrasadora na partida (8-26 nos primeiros 10 minutos) arrumou muito cedo com o jogo. Os vareiros acusaram o cansaço, foram menos agressivos, estiveram pouco concentrados em defesa e acabaram por voltar a não estar  bem na finalização o que permitiu aos portuenses vencer com autoridade. No entanto, por segundo dia consecutivo,a jovem equipa vareira manteve sempre uma postura de luta e de excelente atitude ao longo dos quarenta minutos sem nunca virar a cara ao jogo mesmo estando em situação de grande desvantagem ao longo dos quarenta minutos.  

Em conclusão a participação ficou saldada por duas derrotas numa fase em que o mais importante não são os resultados e sim a aferição de processos, movimentações, rotinas de jogo e atitudes. Temos de continuar a trabalhar nos treinos e no dia a dia, lembrando que só com empenho, dedicação, sacrifício e espírito de equipa poderemos evoluir individual e colectivamente.

Jogaram no Torneio: Ricardo Martins, Gabriel Diaz, Nuno Silva, Lucas Leitão, Sebastião Casaca, Bernardo Quelhas, Rodrigo Marques, André Vaz, Luís Vicente, Rodrigo Soeiro, Henrique Barbeta e Pedro Pinto.

Por último destaque para o facto do nosso atleta Rodrigo Soeiro ter sido seleccionado para integrar o cinco ideal da prova.

Fundamentos Tácticos | A importância dos bloqueios para libertar os exteriores

O lançamento exterior foi durante a última época um dos principais pontos de apoio para a excelente temporada que os Golden State Warriors desenvolveram na NBA. Mas o sucesso não tem dependido só dos  bons atiradores da equipa de Oakland já que o trabalho de bloqueio dos seus homens interiores tem sido de muita ajuda. Este video mostra uma jogada que se repete constantemente no sistema ofensivo do treinador Mark Jackson, na qual o lançador sai para receber a bola fora da linha de três pontos enquanto dois homens grandes bloqueiam o seu defensor para o libertar e desta forma conseguir efectuar um lançamento com mais espaço.


  

Videos | Top 10 do AsiaBasket 2013


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NBA | Paul George perto de renovar com os Pacers


Os Indiana Pacers estão perto de renovar o vínculo com seu principal jogador. De acordo com os repórteres Adrian Wojnarowski e Marc J. Spears, do Yahoo! Sports, a franquia de Indianapolis está finalizando os últimos detalhes da extensão contratual com o extremo Paul George.

Pelo acordo, o jogador vai ganhar 90 milhões de dólares por cinco temporadas. Vale dizer que o novo contrato só vai entrar em vigor a partir da temporada 2014/2015.

A renovação do vínculo com o jogador traz mais tranquilidade à comissão técnica e aos fans dos Pacers, já que George está no último ano do chamado contrato de rookie, assinado em 2010. Com isso, o jogador vai deixar de testar o mercado como agente livre restrito no ano que vem.

George, de 23 anos, vem de uma temporada fantástica, que o consolidou como principal nome do clube de Indiana. Em 2012/2013, ele recebeu o prémio de jogador que mais evoluiu e foi seleccionado para a segunda equipa de defesa e o terceiro quinteto ideal da liga, além de ter disputado o All-Star Game pela primeira vez.   

Décima escolha do draft de 2010, George registrou, na última temporada, médias de 17.4 pontos, 7.6 ressaltos e 4.1 assistências, em 79 partidas disputadas.

Videos | Top 10 do Afrobasket 2013


Sub18 | Estatísticas Jogo vs SC Vasco da Gama dia 22/Set


Época 2013/2014 | Novidades

* CP Esgueira: A equipa participou no Torneio Speed Basket no qual disputou duas partidas. Na primeira venceu o Olivais por 28x25 enquanto que na segunda caiu diante da equipa do José Régio por 25x26.

* Sanjoanense: A uma semana do início do campeonato distrital de Aveiro, a equipa sub-18 masculina do clube de São João da Madeira recebeu e venceu o Académico do Porto por 57x56 em mais um jogo de treino.

* Ovarense: Miguel Soares (Ex Oliveirense) e Joaquim Soras (Ex Benfica) são reforços para a próxima época.

Citações de Grandes Treinadores


domingo, 22 de setembro de 2013

LPB | Ovarense Dolce Vita conquista Torneio de São Pedro do Sul

A Ovarense Dolce Vita conquistou este domingo o III Torneio de São Pedro do Sul depois de derrotar o Vitoria de Guimarães na final da prova por 77x69.

Como aconteceu na véspera, a equipa vareira entrou muito bem no jogo conseguindo impor uma defesa agressiva que surpreendeu a equipa vimaranense. Fruto do bom trabalho defensivo e do bom aproveitamento ofensivo os vareiros chegaram ao intervalo em vantagem (30-19). No terceiro quarto a equipa minhota ainda tentou esboçar uma reacção aproveitando algum relaxamento na pressão defensiva que a equipa de Ovar ia revelando. No entanto, a Ovarense voltou a tomar conta do jogo no derradeiro período (26-23) conseguindo controlar o marcador até ao final dos quarenta minutos.


Nos vareiros, Miguel Miranda somou um duplo duplo (10 pontos e 11 ressaltos) mas Cristovão Cordeiro (19 pts e 7 ressaltos), José Barbosa (18 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências), Fernando Neves (11 pontos e 2 ressaltos) e Sergi Coll (9 pontos e 8 ressaltos) estiveram em bom destaque. Do lado dos minhotos José Silva (21 pontos) foi o melhor anotador.

Com este resultado os vareiros ficam prontos para a disputa na próxima semana da primeira fase do Torneio António Pratas prova que abre o calendário oficial da época 2013/2014. Relembre-se que os vareiros defrontarão o CAB Madeira e a Oliveirense nessa primeira etapa da prova.

Eurobasket 2013 | França Campeã da Europa ao vencer a Lituânia

A França conquistou este domingo o seu primeiro título europeu, ao vencer a Lituânia por 80-66, na final da edição 2013, disputada em Ljubljana, na Eslovénia. 

A formação gaulesa chegou ao final do primeiro período a perder por 19-22, mas esteve imparável no segundo e, com um parcial de 31-12, chegou ao intervalo já com 16 pontos de avanço (50-34), não mais perdendo o controlo absoluto dos acontecimentos.

Nicolas Batum, com 17 pontos, Boris Diaw, com 15, e Tony Parker, com 12, lideraram os gauleses, que vingaram a derrota sofrida face aos lituanos na primeira fase (62-76). No conjunto lituano, os melhores foram Linas Kleiza, com 20 pontos, e Mantas Kalnietis, com 19. 

A selecção gaulesa nunca tinha ganho o Europeu, prova em que havia sido finalista duas vezes (1949 e 2011), enquanto a Lituânia já somava três cetros (1937, 1939 e 2003).

Por outro lado, a Espanha, que partiu para a competição como bicampeã em título, conquistou este domingo a medalha de bronze do Eurobasket’2013, ao vencer a Croácia por 92-66, no jogo de atribuição do terceiro lugar, em Ljubljana.

Sergio Llull, com 21 pontos, Marc Gasol, com 17 pontos e oito ressaltos, e Victor Claver, com 16 pontos, lideraram os espanhóis, que, sem Pau Gasol e Juan Carlos Navarro, não conseguiram repetir os títulos de 2009 e 2011.

Por seu lado, Bojan Bogdanovic, com 22 pontos, foi o melhor jogador dos croatas.

No que diz respeito aos prémios individuais, o francês Tony Parker foi eleito como o melhor jogador (MVP) do Campeonato da Europa de basquetebol que se realizou na Eslovénia. O espanhol Marc Gasol, o croata Bojan Bogdanovic, o lituano Linas Kleiza e o esloveno Goran Dragic completaram o cinco ideal da competição. 

Sub18 | Ovarense despede-se do Torneio O Ilhavense com nova derrota


LPB | Ovarense Dolce Vita derrota Basquete Barcelos e joga hoje na Final do Torneio S. Pedro Sul

A Ovarense Dolce Vita estreou-se da melhor forma no III Torneio de São Pedro do Sul ao vencer este sábado por 77x58 a equipa do Basquete Barcelos apurando-se desta forma para disputar hoje a Final do Torneio.

A fazer o seu primeiro jogo na pré época os vareiros que alinharam uma equipa com muitos jogadores jovem, entraram muito fortes no jogo e estiveram sempre na frente do marcador (45-32 ao intervalo). O espanhol Sergi Coll liderou os vareiros ao fazer um duplo-duplo com 11 pontos e 10 ressaltos enquanto que Nuno Morais com 17 pontos foi o melhor anotador da parte dos vareiros.

Estatística retirada do site basketpt.net

Os vareiros jogarão hoje na final do Torneio diante do Vitória de Guimarães  que na outra partida derrotou o Sampaense por 85x72.

Sub18 | Ovarense fecha hoje a sua participação no Torneio Jornal O Ilhavense


Sub18 | Estatísticas Jogo vs Illiabum dia 21/Setembro


Época 2013/2014 | Novidades

* Galitos: A equipa de Aveiro realizou o seu primeiro jogo de preparação para a nova época frente aos Salesianos do Porto vencendo por 49-39.

* Brandoense: Fontes não oficiais, informaram que a equipa de Paços de Brandão contará na próxima época com o reforço do extremo-base João Matos, ex Ovarense. 

Videos | O novo anuncio de Derrick Rose para Adidas


Eurobasket 2013 | Sérvia vence Itália e vai ao Mundial


A Sérvia conquistou este sábado a última vaga no Mundial de basquetebol de 2014, marcado para Espanha, ao bater a Itália por 76-64, no jogo de atribuição do sétimo posto do Europeu de 2013, em Ljubljana, na Eslovénia. Nanad Krstic, com 17 pontos, e Nemanja Bjelica, com 12 pontos e 10 ressaltos, lideraram os sérvios, que entraram em grande no jogo, com um parcial de 27-11 no primeiro período.

A formação da Sérvia juntou-se no lote de apurados europeus para o Mundial de 2014 a Lituânia, França, Croácia, Eslovénia e Ucrânia. Com o resultado, Itália se soma a Grécia, Turquia e Rússia como principais selecções europeias que não conseguiram vagas na Copa do Mundo de 2014. A FIBA pode convidar quatro equipes desclassificadas em suas eliminatórias continentais e se reserva no direito de distribuí-los da maneira que achar conveniente, não necessitando dividi-los entre continentes.

A Itália já não disputou o último Mundial, o de 2010 jogado na Turquia, e apesar de sua importante liga e a força de sua geração repleta de jogadores de (ou com potencial para a) NBA, não pinta como favorita a "Wild Card". Medalhista olímpica de 1980 e 2004 e campeões europeus de 1983 e 1999, os italianos se despedem da Eslovénia com uma campanha frustrante: depois de ter sido a única selecção a terminar invicta a primeira fase, venceu um dos cinco jogos seguintes e terminou na oitava colocação.

Por outro lado, os donos da casa terminaram sua participação no EuroBasket com dignidade. Depois de cair perante a França nos quartos de final e garantir a vaga no Mundial batendo os sérvios no torneio de consolação, os irmãos Dragic e companhia encerraram a competição com triunfo perante os ucranianos e um digno quinto lugar que foi aplaudido pela torcida local.

O resultado positivo veio num jogo de bom nível técnico, mas com menos tensão do que o restante do campeonato. Com Goran Dragic mais uma vez dominante anotando 19 pontos, ganhando 7 ressaltos e dando 4 assistências, os eslovenos bateram ucranianos por 69 a 63.

Ambas as equipes já haviam garantido, nesta sexta-feira, a vaga na Copa do Mundo de 2014, que será disputada na Espanha. Os ucranianos comandados por Mike Fratello, aliás, disputarão pela primeira vez um torneio de primeira linha do basquetebol internacional FIBA (só disputou continentais até hoje).

Neste domingo, Croácia e Espanha fazem a decisão de terceiro lugar a partir das 12h30 e às 16h (horário de Brasília), França e Lituânia disputam a grande final.