A Sérvia conquistou este sábado a última vaga no Mundial de basquetebol de 2014, marcado para Espanha, ao bater a Itália por 76-64, no jogo de atribuição do sétimo posto do Europeu de 2013, em Ljubljana, na Eslovénia. Nanad Krstic, com 17 pontos, e Nemanja Bjelica, com 12 pontos e 10 ressaltos, lideraram os sérvios, que entraram em grande no jogo, com um parcial de 27-11 no primeiro período.
A formação da Sérvia juntou-se no lote de apurados europeus para o Mundial de 2014 a Lituânia, França, Croácia, Eslovénia e Ucrânia. Com o resultado, Itália se soma a Grécia, Turquia e Rússia como principais selecções europeias que não conseguiram vagas na Copa do Mundo de 2014. A FIBA pode convidar quatro equipes desclassificadas em suas eliminatórias continentais e se reserva no direito de distribuí-los da maneira que achar conveniente, não necessitando dividi-los entre continentes.
A Itália já não disputou o último Mundial, o de 2010 jogado na Turquia, e apesar de sua importante liga e a força de sua geração repleta de jogadores de (ou com potencial para a) NBA, não pinta como favorita a "Wild Card". Medalhista olímpica de 1980 e 2004 e campeões europeus de 1983 e 1999, os italianos se despedem da Eslovénia com uma campanha frustrante: depois de ter sido a única selecção a terminar invicta a primeira fase, venceu um dos cinco jogos seguintes e terminou na oitava colocação.
Por outro lado, os donos da casa terminaram sua participação no EuroBasket com dignidade. Depois de cair perante a França nos quartos de final e garantir a vaga no Mundial batendo os sérvios no torneio de consolação, os irmãos Dragic e companhia encerraram a competição com triunfo perante os ucranianos e um digno quinto lugar que foi aplaudido pela torcida local.
O resultado positivo veio num jogo de bom nível técnico, mas com menos tensão do que o restante do campeonato. Com Goran Dragic mais uma vez dominante anotando 19 pontos, ganhando 7 ressaltos e dando 4 assistências, os eslovenos bateram ucranianos por 69 a 63.
Ambas as equipes já haviam garantido, nesta sexta-feira, a vaga na Copa do Mundo de 2014, que será disputada na Espanha. Os ucranianos comandados por Mike Fratello, aliás, disputarão pela primeira vez um torneio de primeira linha do basquetebol internacional FIBA (só disputou continentais até hoje).
Neste domingo, Croácia e Espanha fazem a decisão de terceiro lugar a partir das 12h30 e às 16h (horário de Brasília), França e Lituânia disputam a grande final.
Sem comentários:
Enviar um comentário