A França qualificou-se para a final do Eurobasket'2013, ao derrotar a bicampeã Espanha, por 75-72, após prolongamento, muito por culpa da exibição do base gaulês Tony Parker. Em Ljubljana, o experiente jogador dos San Antonio Spurs marcou 32 pontos (52,9% de lançamentos de campo e 100% nos triplos), conseguiu dois ressaltos e fez duas assistências, empurrando a França para a final, na qual vai encontrar a Lituânia.
Contudo, o encontro chegou a parecer perdido para os franceses, que chegaram ao intervalo a perder por 14 pontos (34-20), mas conseguiram diminuir para seis no terceiro parcial (59-53), alcançando o empate a 40 segundos do fim, com um lance livre de Alexis Ajinca.
No prolongamento, os franceses acabaram por ser mais eficazes, aproveitando os vários erros dos espanhóis e vingando a derrota na final de 2011, na única final a que a França tinha chegado.
Com Parker a ser a grande estrela do encontro, o papel secundário acabou por ficar para os espanhóis Marc Gasol, com 19 pontos e nove ressaltos, Rudy Fernandez (17 pontos) e Sérgio Rodriguez (11 pontos e nove assistências). Na final, marcada para domingo, a França vai encontrar a Lituânia, campeã há 10 anos, na sua última final, e que hoje derrotou a Croácia, por 77-62.
Por outro lado a Ucrânia assegurou esta sexta-feira a sua primeira presença de sempre num mundial, ao bater a Itália por 66-58, em encontro de apuramento do quinto ao oitavo lugares do Europeu de 2013, em Ljubljana. Eugene Jeter, com 20 pontos, quatro ressaltos, quatro assistências e três roubos de bola, liderou os ucranianos, que vão discutir com a anfitriã Eslovénia o quinto posto, no sábado.
Os comandados do norte-americano Mike Fratello decidiram o embate no início do quarto e último período, quando conseguiram um parcial de 8-0, em cinco minutos, aumentando a vantagem para 11 pontos (59-48).
Para o Mundial de 2014, marcado para Espanha, já estão qualificados Lituânia, França, Espanha e Croácia , bem como a Eslovénia.
O Europeu de basquetebol atribuiu ainda uma sexta vaga, que será para o vencedor do jogo de apuramento do sétimo posto, entre Itália e Sérvia (sábado, às 16H30).
Sem comentários:
Enviar um comentário