A uma semana do inicio do campeonato distrital de Aveiro, a equipa sub18 masculina da AD Ovarense participou no Torneio triangular O Ilhavense juntamente com a equipa anfitriã, o Illiabum, e o SC Vasco da Gama.
A nossa participação na prova estava inserida no plano de preparação da equipa e o principal objectivo era o de poder aquilatar a evolução do conjunto nestas três semanas de treinos frente a dois adversários bem estruturados, que estavam numa fase de preparação mais adiantada que incluía na bagagem a realização de vários jogos treino e que chegavam a competição com um plantel mais completo ao contrario do nosso em que se verificaram algumas ausências e em que claramente alguns jogadores ainda não conseguiram entrar nos seus normais ritmos competitivos.
Na primeira jornada (43-44), defrontamos o Illiabum, uma equipa recheada de bons jogadores e que entrou muito bem na partida aproveitando alguma ansiedade da nossa parte que se reflectiu em uma exibição pouco conseguida em termos ofensivos durante os primeiros dez minutos (7-15) onde estivemos pouco dinâmicos mostrando-nos algo "perros" nas movimentações atacantes. No segundo quarto (9-8) aplicamos muita intensidade em defesa e conseguimos ir soltando-nos mais no ataque e equilibramos a partida embora tivéssemos revelado baixa eficácia na concretização o que não nos permitiu reduzir substancialmente o atraso no marcador ao intervalo (16-23).
Na segunda parte estivemos muito melhor, mantendo sempre muita consistência defensiva, grande atitude em campo, sem intimidar-nos com o ambiente adverso e se não fosse uma arbitragem exageradamente caseira poderíamos ter chegado a vitoria. Mesmo prejudicados pelos árbitros dispusemos da ultima posse de bola que nos poderia ter permitido alcançar a vitoria mas não conseguimos a concretização do cesto que nos deixaria como vencedores da partida. Realce, no entanto, para a excelente entrega de todos os atletas presentes que nunca deixaram de lutar pela vitoria e para a o facto de termos vencido em três dos quatro períodos disputados.
No Domingo, o jogo foi totalmente diferente (35-74) com uma equipa vareira desfalcada (tão só 10 jogadores disponíveis) que acusou muito o desgaste físico e alguma fadiga mental, muito naturais nesta fase incipiente da temporada, a cair diante de uma forte equipa do SC Vasco da Gama que se apresentou com níveis físicos muito elevados neste inicio de época e que com uma entrada arrasadora na partida (8-26 nos primeiros 10 minutos) arrumou muito cedo com o jogo. Os vareiros acusaram o cansaço, foram menos agressivos, estiveram pouco concentrados em defesa e acabaram por voltar a não estar bem na finalização o que permitiu aos portuenses vencer com autoridade. No entanto, por segundo dia consecutivo,a jovem equipa vareira manteve sempre uma postura de luta e de excelente atitude ao longo dos quarenta minutos sem nunca virar a cara ao jogo mesmo estando em situação de grande desvantagem ao longo dos quarenta minutos.
Em conclusão a participação ficou saldada por duas derrotas numa fase em que o mais importante não são os resultados e sim a aferição de processos, movimentações, rotinas de jogo e atitudes. Temos de continuar a trabalhar nos treinos e no dia a dia, lembrando que só com empenho, dedicação, sacrifício e espírito de equipa poderemos evoluir individual e colectivamente.
Jogaram no Torneio: Ricardo Martins, Gabriel Diaz, Nuno Silva, Lucas Leitão, Sebastião Casaca, Bernardo Quelhas, Rodrigo Marques, André Vaz, Luís Vicente, Rodrigo Soeiro, Henrique Barbeta e Pedro Pinto.
Por último destaque para o facto do nosso atleta Rodrigo Soeiro ter sido seleccionado para integrar o cinco ideal da prova.
Sem comentários:
Enviar um comentário