As saídas dos veteranos Paul Pierce e Kevin Garnett, que se transferiram para os Brooklyn Nets, e a posterior reformulação do elenco dos Boston Celtics reflectem resultados imediatos naquele que é o clube mais vencedor da história NBA. Com a derrota para os Memphis Grizzlies, por 95 a 88, fora de casa, na rodada desta última segunda-feira, a franquia verde chegou à sua pior campanha em inícios de temporada dos últimos 40 anos.
Sob nova direcção, agora comandados pelo jovem Brad Stevens, substituto de Doc Rivers, que assumiu o posto de técnico do Los Angeles Clippers, os Boston Celtics caiu diante de Toronto Raptors e Detroit Pistons, fora de casa, e dos Milwaukee Bucks, no TD Garden, além do revés contra os Memphis Grizzlies, que completou a história marca negativa.
A sequência de quatro resultados negativos consecutivos nas quatro primeiras rodadas não era registada pela equipa de Massachusetts desde 1969, que representou o primeiro ano sem o lendário Bill Russell, que se aposentara (na temporada anterior) depois de conduzir a franquia a 11 títulos nos Estados Unidos.
Em situação complicada, a equipa de Boston ainda não pode contar com o base Rajon Rondo, que se recupera de uma lesão sofrida na última temporada. O armador é o único membro remanescente do elenco que conquistou o último dos troféus da galeria dos Celtics, em 2008, e é considerado o pilar do processo de renovação.
Para piorar a situação da agremiação, o veterano Gerald Wallace, adquirido na troca que levou Pierce e Garnett a Nova Iorque, ressentiu-se do joelho na última rodada e virou dúvida para os próximos jogos. Os Celtics voltam à quadra para buscar a primeira vitória em 2013/2014 nesta quarta-feira (6), em casa, contra os Utah Jazz.
A boa notícia no começo da temporada fica por conta do brasileiro Vitor Faverani, que se adaptou rápido à NBA e se destaca como um dos principais atletas do novo elenco. Em seu ano de estreia, o poste soma médias de 9,5 pontos, 7,3 ressaltos e 2,8 desarmes, conquistando espaço no quinteto titular e a confiança de Brad Stevens, que não se cansa de elogiar o desempenho do jogador oriundo do Valência, da Espanha.
Sem maiores pretensões na temporada e limitado pelo planeamento a longo prazo, os Boston Celtics podem conseguir novas peças para o futuro caso prossiga com seu baixo rendimento na temporada. O Draft (sistema de recrutamento que leva em consideração a classificação final das equipas na distribuição das escolhas) de 2014 estará recheado de jovens talentos e promete injectar futuros craques na liga, caso de Andrew Wiggins, considerado o mais promissor prospecto desde LeBron James.
Sem comentários:
Enviar um comentário