****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Sub18 | Ovarense passa em Esgueira e lidera a competição


A Ovarense somou este domingo em Esgueira uma importantíssima vitoria (51x60) diante de um dos adversários directos na corrida pelo apuramento para o Campeonato Nacional e para a Final Four de Sub18 masculinos. O resultado positivo permitiu aos vareiros "limpar" a primeira jornada dupla prevista no calendário e assumir a liderança isolada da competição. A equipa vareira que continua a contar por vitorias todas as partidas oficiais disputadas esta época sobreviveu a uma entrada menos boa na partida e com uma exibição de grande colectivismo, entrega e maior consistência do que o seu adversário alcançou uma vitoria justa perante uma das boas equipas que integram o campeonato.

Num jogo que se previa complicado dada a qualidade da equipa esgueirense e a sua fortaleza a jogar na condição de local, os visitantes foram surpreendidos pela entrada muito forte dos anfitriões que aproveitaram alguma falta de sincronização defensiva da nossa parte ao que se juntou uma terrorífica eficácia na concretização e alguma falta de fluidez nos nossos processos ofensivos para chegar a por-se em vantagem de até sete pontos no marcador. Depois de alguns ajustes no posicionamento defensivo e de um incremento da intensidade em campo, a equipa vareira foi conseguindo equilibrar a partida tendo chegado ao final do primeiro período com claro ascendente embora sem conseguir evitar a derrota parcial (16-14).

Esse ascendente manteve-se durante o segundo período (10-20) onde os vareiros foram a equipa dominante em campo jogando sempre numa rotação muito alta com grande pressão sobre o portador da bola, grande solidariedade nas ajudas defensivas o que levou a que os locais tivessem muitas dificuldades para circular a bola e fazer boas selecções de lançamento. Os vareiros estiveram também mais dinâmicos em ataque imprimindo muita velocidade nas transições e principalmente fazendo uma boa rotação da bola o que permitiu o aparecimento de muitas situações claras de finalização. Os vareiros chegaram a adiantar-se até com 14 pontos de vantagem a pouco menos de 30 segundos do final do quarto mas uma boa reacção local nos instantes finais permitiu-lhes reduzir a diferença ao intervalo para os oito pontos (26-34).

Na segunda parte o jogo tornou-se mais físico com as defesas a superiorizarem-se aos ataques com ambas as equipas a mostrar-se muito pendulares, jogando a espaços e sem continuidade. Primeiro foi o Esgueira, a quem o descanso fez bem, uma vez que voltou a entrar bem no jogo e com um parcial de 11-3 nos primeiros seis minutos conseguiu chegar ao empate a 37 pontos a meio do terceiro período. Depois reacção dos vareiros que com um parcial de 7-2 conseguiram refrear o ímpeto dos locais e seguraram a vantagem no final do terceiro quarto (39-44).

Nos derradeiros dez minutos (12-16) os visitantes mantiveram o controle da partida graças fundamentalmente ao trabalho e a solidez defensiva e embora sem brilhar em demasia no ataque fomos capazes de ser mais eficazes que o nosso adversário que abusou do lançamento exterior sem retirar grande aproveitamento gerindo a vantagem acumulada até ao final dos quarenta minutos.

Está de parabéns a equipa pela forma como soube encarar a partida e todas as dificuldades que foram surgindo ao longo da mesma de forma colectiva com o aporte de todos os membros. Numa equipa de basquetebol que queira ganhar jogos e títulos, o mais importante deve de ser sempre o GRUPO. E dentro deste, sempre pode sair em cada jogo alguém que se destaque. Mas é o GRUPO o que tem de dar a solidez, a qualidade e a garantia para que possas aspirar a ganhar alguma coisa. Depois deste novo resultado positivo a equipa tem de continuar a trabalhar nos treinos com a consciência de que estamos no bom caminho mas que só com dedicação, responsabilidade, seriedade e esforço poderemos continuar a nossa evolução nos mais diversos aspectos de jogo de forma a encarar com êxito os próximos desafios que com certeza apresentarão um maior grau de dificuldade.

OVARENSE (60):  Ricardo Martins (8), Gabriel Diaz (0), Nuno Marques (2), Lucas Leitão (3), Sebastião Casaca (0), Miguel Soares (6), Rodrigo Marques (-),  Bernardo Quelhas (2), Luís Vicente (5), Rodrigo Soeiro (15), Pedro Pinto (10) e Joaquim Soras (9). - Treinador: Mário Leite.

CP Esgueira (51): A.Costa (0), R. Abrantes (-), J. Moita (-), A. Fernandes (9), J. Costa (0), T. Amaral (7), T. Miranda (4), J. Rego (-), D. Caetano (18), D. Soares (0), J. Dias (13) e D. Prezas (-)  - Treinador: Mário Fernandes.

MVP OVARENSE: Joaquim Soras (9 Pontos, 10 Ressaltos e 4 Assistências )

Uma última palavra de agradecimento a quem esteve sempre ao nosso lado na bancada a apoiar-nos. O campeonato regressa agora no próximo domingo com a nossa equipa a receber a visita do Galitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário