****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fundamentos Tácticos | O conceito de "Vantagem Ofensiva"

Sabe-se  que a maioria dos jogos são ganhos na fase de transição. Este tipo de jogo, em transição ofensiva, era apenas utilizado depois de sofrer cesto da equipa adversária. Agora o jogo fluido de transição tem início sempre que a posse de bola  é ganha e  queremos avançar para o ataque o mais rápido possível e de uma forma organizada. Hoje as equipas fazem contra ataque depois de cesto sofrido, cesto falhado, roubos de bola , "turnovers", etc.

Importante também é destacar e clarificar o conceito de "VANTAGEM" dentro da transição. Situações óptimas são aquelas em que nos encontramos com superioridade numérica sobre a defesa. O contra ataque procura sempre essa superioridade (1x0,2x1, 3x2, 3x1), mas é evidente que  há  que saber aproveitá-la correctamente. De nada serve conseguir um 3 contra 1 se o jogador que lança ao cesto o faz com o defesa em cima. Todas as acções , individuais, ou  colectivas, devem ser encaminhadas de forma a que a  equipa lance na melhor situação possível . Este conceito tem que ser bem administrado pelo treinador, tanto nos treinos como nos jogos, e determina claramente o que é um tiro vantajoso para os seus jogadores ( e qual o não é ). Lançar sem oposição e com garantia de ressalto ofensivo e recuperação defensiva é uma regra de ouro a seguir.

Pode dizer-se  também que temos "vantagem " numa  situação ofensiva em que conseguimos deixar o defensor suficientemente longe do lançador. Tal pode acontecer  a partir de uma situação de  igualdade numérica (1x1,2x2 ou 3x3) com o recurso ao drible e assistência ou  ao passe interior seguido do “Skip” passe para lançamento.

Os bases devem saber tomar a decisão em igualdade numérica  quando  estão em situação de transição ofensiva. 

Não importa quantos são os defesas. Mesmo nas situações de dois contra dois ou três contra três, os “coachs” ensinam a atacar o cesto  e a passar para o lançador no perímetro. Se o defesa ajuda para parar a penetração em drible, o passe deve ser  rápido para o lançador . Se for uma situação de  1x1 , vai para o cesto.

Finalmente a participação dos homens grandes no segundo contra ataque (“secondary break”) possibilita situações de 4x3 e 5x4 que também são situações  de vantagem para quem ataca.

Sem comentários:

Enviar um comentário