1. Mantém a cabeça levantada para conseguires ver o jogo todo. Sente a bola, não precisas de estar sempre a olhar para ela.
2. Em contra-ataque, observa sempre a possibilidade de realizar um passe longo.
3. Em ataque organizado, não percas de vista as áreas mais próximas do cesto.
4. Nunca pares o drible até decidires que vais lançar ou passar a bola.
5. Evita driblar para zonas onde te podem fazer situações de 2 contra 1, tais como cantos do campo, linhas laterais e cantos entre a linha de meio-campo e a linha lateral.
6. Não fiques a driblar no mesmo lugar, o drible deve ser apenas usado para criar situações de vantagem. O drible estático permite à defesa ajustar e descansar. Assim, o ataque é pouco efectivo dado que a bola não gira e não obriga a defesa a trabalhar.
7. O ataque tem início logo que a equipa ganha a bola. Não deves dar tempo ao adversário para se poder organizar defensivamente.
8. Quando estás sem bola, deves continuar a jogar criando espaço para os teus colegas e, por vezes, libertar-te para ir ao encontro desta. O base não se deve esconder do jogo, nem nunca deixar de jogar.
9. És o principal responsável pela recuperação defensiva da tua equipa e tens obrigação de parar os contra-ataques adversários.
10. Deves derrotar a defesa adversária com a tua leitura de jogo, com passes incisivos e com o conhecimento profundo da tua equipa.
11. Qualquer jogada ofensiva é apenas uma ferramenta organizativa da equipa. Enquanto base não deves estar à espera que a jogada se desenrole sempre da maneira como foi treinada. Se durante o jogo, surge uma oportunidade clara de sucesso da tua equipa, esta deve ser aproveitada - importante compreender o conceito de castigar a (má) defesa adversária.
Sem comentários:
Enviar um comentário