****** Bem-Vindos ao Site dos Juniores «B» da Ovarense ****** Welcome to the Juniors Ovarense Team Homepage ******

Destaques

Minuto a Minuto

Minuto a Minuto

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Sub18 | Apagão ofensivo provoca derrota na estreia no Nacional

A pouca eficácia no jogo ofensivo foi fundamental para que a Ovarense soma-se no passado sábado, na Figueira da Foz, uma derrota por 58-32, diante do Ginásio Figueirense, na sua estreia no Campeonato Nacional de Sub-18 masculinos.



Numa partida entre equipas campeãs nas suas respectivas associações, a equipa vareira até entrou bem no jogo com muita concentração nos processos defensivos obrigando a equipa local a forçar muitos lançamentos. A nível ofensivo conseguimos através de ataques rápidos e da boa dinâmica no jogo interior surpreender a equipa figueirense tendo chegado ao final do primeiro quarto em vantagem (11-12).

Contudo, os segundos dez minutos traçaram o destino do jogo. Embora a manter a nossa qualidade defensiva não conseguimos revelar concentração no ataque, fazendo normalmente más selecções de lançamento, cometendo alguns turnovers que deram cestos fáceis aos locais em situações de 1x0 provocados por uma pouco activa circulação da bola e acusamos alguma falta de mobilidade que se reflectiram numa pobre produção ofensiva. Depois de sofrer um parcial de 10-0 nos primeiros 6m20s do quarto, ainda reagimos evitando que os locais concretizassem mais pontos até ao final do período mas não fomos capazes de pontuar o que permitiu aos locais chegar ao intervalo em vantagem, 21-14 num jogo que até ai revelava uma grande paridade com ambos conjuntos a terem valores muito similares em termos estatísticos. 

* Foto: www.http://ginasiobasquetebol.blogspot.pt/

A segunda parte resultou menos equilibrada graças a maior eficácia revelada pelos locais no ataque. Os vareiros, em claro dia não a nível de lançamento exterior, forçaram muitos tiros que permitiram a uma equipa mais forte fisicamente (com quatro atletas muito altos) e que praticamente não fez rotações ao longo da partida (sinal de respeito pelo valor da nossa equipa), aproveitar para concretizar muitos pontos em situações de ataque rápido que acabaram por sentenciar justamente o destino do jogo a favor da equipa que errou menos e que conseguiu explorar com mais sucesso as fraquezas do seu adversário ao longo do desafio. Fica no entanto, o destaque positivo para a entrega e a atitude postas em campo pelos atletas vareiros que nunca viraram a cara a luta num desafio jogado num ambiente muito hostil num campo sempre difícil.

Tempo oportuno para reflexionar sobre o que temos feito, olhar para as nossas prestações e os nossos processos e rotinas de jogo e verificar que estamos a fazer menos bem de forma a trabalhar e melhorar nos próximos treinos, conscientes de a prova apenas está a iniciar e que tudo se mantém em aberto. Devemos continuar a empenhar-nos com seriedade, empenho e humildade em cada treino de forma a poder-mos aperfeiçoar as nossas rotinas de jogo, consolidar os nossos processos e melhorar os nossos níveis de eficácia. Só assim poderemos encarar cada novo desafio com redobrada confiança conscientes de que só o trabalho, o sacrifício e esforço de cada membro da equipa nos têm trazido até aqui.

Duas últimas notas a que ambas equipas são alheias: Por um lado, o pouco nível evidenciado pela dupla de árbitros escalados para a partida pela Associação de Basquetebol de Coimbra, que se mostraram muito localistas e acabaram por acumular uma série de erros revelando pouca qualidade técnica e padecendo de alguma soberba e arrogância nas suas atitudes. Por outro lado, reprovável a atitude de alguns espectadores locais ao jogo ao ofender gratuitamente e constantemente os nossos atletas revelando pouco fair play e principalmente uma pobre cultura desportiva para além de pouca educação. É preciso saber ganhar e respeitar quem perde até porque os atletas em campo tudo deram para oferecer um espectáculo digno.

OVARENSE (32):  Ricardo Martins (11), Gabriel Diaz (4), Nuno Silva (4), Lucas Leitão (2), Sebastião Casaca (2), Bernardo Quelhas (0),  Rodrigo Marques (-), Luís Vicente (3), Rodrigo Soeiro (4), Pedro Pinto (2), Nuno Marques (0) e Miguel Soares (0). - Treinador: Mário Leite.

Ginásio (58): M. Oliveira  (0), A. Mendes (6), B. Neves (22), A. Teixeira (0),  D. Esteves (-), T. Gil (-), E. Henriques (-), G. Mascarenhas (10), Nuno Bonfim (10) e A. Silva (10) . - Treinador: Luís Dionisio.

MVP OVARENSE: Ricardo Martins (11 Pontos, 2 Ressaltos e 2 Recuperações )

Uma última palavra de agradecimento a quem esteve sempre ao nosso lado na bancada a apoiar-nos. Os vareiros regressam a acção no próximo sábado (18h00) na Arena Dolce Vita quando recebam a visita do Gumirães, equipa que vem de Viseu.

Sem comentários:

Enviar um comentário