Adam Silver foi nomeado oficialmente como novo comissário geral da NBA após trinta anos de David Stern à frente da Liga. É o fim – e o início – de uma nova era na liga.
A mudança no principal cargo executivo da liga foi anunciada em Outubro de 2012. Desde então, a NBA veio trabalhando no sentido de consolidar essa transição de maneira gradual e tranquila. Ocupando o cargo de vice-comissário desde 2006, Silver deverá dar seguimento aos trabalhos iniciados por Stern na gerência da maior liga de basquetebol do planeta. Com a mudança, o cargo de vice passará as mãos de Mark Tatum, antigo vice-presidente de negócios globais da NBA.
David Stern foi um dos principais responsáveis pela expansão da NBA ao redor do mundo a partir da década de 80 e pelo notável crescimento da liga desde então. Foi no mandado do antigo comissário que surgiram craques como Larry Bird, Magic Johnson e Michael Jordan, responsáveis por mudar a imagem do basquetebol norte-americano para sempre. Apesar dos avanços, marcaram negativamente o período de Stern à frente da liga os dois lock outs e quatro mudanças de franquias de cidade.
Em todo caso, o aumento da arrecadação da NBA na “era” Stern é impressionante. Desde que assumiu os negócios da liga, a receita anual saltou de 165 milhões para incríveis 5,5 bilhiões de dólares, e os salários médio dos jogadores de 290 mil dólares para 5,5 milhões.
Actualmente com 71 anos de Idade, Stern foi o comissário que permaneceu por mais tempo à frente de uma liga na história dos desportos americanos. Após sua aposentadoria, cabe à Silver dar sequência e expandir os negócios da NBA, que alcançaram lucro recorde no último ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário