No próximo fim de semana vai arrancar uma nova edição do Campeonato Nacional de Sub-18 Masculinos prova em que esta época ira participar a nossa equipa. Com uma jornada que se vai estender ao longo de três dias esta primeira ronda servirá para ir aferindo as diferentes equipas que marcam presença na competição.
Na sexta-feira em Viseu, o Gumirães e a Académica de Coimbra irão inaugurar o Campeonato numa partida entre duas equipas que já se defrontaram uma vez esta época tendo sorrido a vitoria aos conimbricenses por 52-77. A equipa visitante parte como favorita para vencer o jogo depois de ter alcançado o vice-campeonato da Associação de Coimbra e depois de também ter sido finalista vencido da Taça Distrital em ambos casos diante do Ginásio Figueirense. Por seu lado a equipa viseense precisou de superar uma renhida eliminatória diante do ATC de Joane. À partida o favoritismo pende para a equipa visitante.
No sábado irão disputar-se duas partidas. A tarde se concretizará a estreia da nossa equipa na prova quando os vareiros visitem a equipa do Ginásio Figueirense. Será um choque entre equipas campeãs distritais e que se prevê venha a ser muito equilibrado. Os locais são uma das equipas apontadas como favoritas para chegar a seguinte fase da prova e foram dominadores absolutos no seu distrito embora subsista alguma incerteza sobre o nível dos seus adversários nessa competição. Por seu lado a equipa visitante apresenta como cartão de visita a sua capacidade de luta, a sua agressividade defensiva e o seu espírito colectivo que irá por a prova num nível competitivo de maior exigência. Será um importante teste para aferir o estado actual da nossa equipa. Para os vareiros será muito importante defender muito bem e equilibrar a luta nas tabelas. São duas coisas fundamentais e a terceira é a transição defensiva, não permitir cestos fáceis. Outro aspecto que se poderá revelar como chave será o de ter controlo de bola, para não fazer ‘turnovers’ [perda de bola sem lançamento] e diminuir os números da posse de bola do adversário.
Nesse mesmo dia, irão chocar o GDB Leça e o Maia Basket duas equipas que se conhecem bem. É mais um jogo de prognóstico incerto uma vez que nas três partidas realizadas esta época entre ambas as equipas os maiatos venceram por duas vezes mas sempre na condição de locais e por diferenças apertadas. Os leceiros na única vez que venceram -quando também jogaram como locais- venceram por uma diferença mais dilatada.
No Domingo, encerra a primeira jornada com o duelo entre o Dragon Force e o CB Viana. Frente a frente, uma das principais candidatas ao apuramento diante de um conjunto vianense que ainda não conheceu a derrota esta época em jogos oficiais. Será um teste interessante para medir o potencial da equipa visitante e para confirmar as credenciais dos locais num jogo em que os portistas são à partida claramente favoritos para chegar a vitória.
Sem comentários:
Enviar um comentário