A Ovarense Dolce Vita precisou este sábado de um prolongamento e de muito sofrimento para vencer o Sport Algés por 89-85 na sua estreia no Campeonato 2013/2014 da Liga portuguesa de basquetebol. A equipa vareira andou sempre atrás no marcador tendo alcançado o empate a tão só 3 segundos do tempo regular numa partida vibrante e muito equilibrada em que conseguiu encetar uma excelente recuperação a falta de pouco mais de 2m para o termino da mesma (recuperação de uma desvantagem de 10 pontos). A maior experiência dos locais e o seu maior acerto desde a linha de lance livre (87% vs 54%) nos instantes finais foram decisivos para que os vareiros chegassem a sua primeira vitoria na temporada.
Diante de uma equipa muito jovem que se apresentou em Ovar com uma defesa muito agressiva os vareiros tiveram alguns problemas em termos de dinâmica ofensiva. Em dia não do lançamento exterior (5/27) os vareiros revelaram muitos problemas nas transições sofrendo muitos turnovers que propiciaram aos visitantes a possibilidade de partir para rápidos contra-ataques. Ao intervalo os vareiros perdiam por 25-33 dando uma imagem pálida principalmente em termos ofensivos com o espanhol Sergi Coll producto da sua eficácia na finalização interior a ser determinante para que as diferenças não se revelassem ainda mais expressivas.
Na segunda parte, o jogo manteve a mesma toada com os vareiros a revelar pouco acerto no lançamento exterior e com os algesinos a manter um ritmo alto de jogo que ia forçando os erros dos locais. Nos últimos dez minutos, no entanto, a Ovarense acordou no seu ataque conseguindo ser mais produtiva sem no entanto poder reduzir as diferenças no marcados até aos últimos dois minutos do tempo regular. Ai, a maior eficácia desde a linha de lance livre dos locais se mostrou decisiva para forçar o empate e o consequente prolongamento uma vez que os visitantes falharam muitas vezes em situações que poderiam ter-lhes assegurado o triunfo mais cedo em caso de concretização. Com a saída dos seus principais jogadores por cinco faltas, o Algés ainda deu luta no prolongamento mas acabou por cair com alguma naturalidade diante da maior experiência da equipa de Ovar.
Sergi Coll liderou os vareiros num jogo muito conseguido onde amealhou 27 pontos, 8 ressaltos e 3 recuperações bem apoiado por Miguel Miranda (17 pontos e 8 ressaltos). Podes ver a estatística do jogo: AQUI
Nos outros jogos da jornada, o Vitória de Guimarães sofreu para bater "in extremis" o CAB Madeira por 82-81 e o Sampaense Basket sofreu uma surpreendente derrota em casa diante do Basquete Barcelos por 72-79 com o montenegrino Marco Lonkovic a roçar o duplo duplo (24 pontos e 9 ressaltos). Amanhã jogam-se o Maia Basket-Oliveirense e o Galitos-SL Benfica uma vez que o SC Lusitânia-Académica foi adiado para o dia 5 de Janeiro.
Na próxima jornada, a equipa vareira irá deslocar-se até Oliveira de Azeméis para defrontar a Oliveirense.
Sem comentários:
Enviar um comentário