Allen Iverson imaginava que o dia 30 de Outubro de 2013 seria um dia difícil. Não foi. Foi, para sua surpresa, “um dia feliz”. O ídolo dos Philadelphia 76ers oficializou sua aposentadoria nesta quarta-feira, dando fim a uma carreira profissional iniciada em 1996. O anúncio aconteceu em entrevista colectiva organizada pela franquia, que contou com as presenças de familiares do astro, dirigentes e Julius Erving, um dos maiores jogadores da história dos Sixers.
“Eu dei tudo o que tinha para o basquetebol. A paixão pelo desporto ainda está aqui, mas não mais o desejo de jogar. Foi uma óptima carreira e serei um Sixer até o dia em que morrer”, disse o ex-base de 38 anos, que esteve presente como convidado de honra no inesperado triunfo da equipa contra os Miami Heat e, ao ser anunciado pelo locutor do ginásio Wells Fargo Center, foi ovacionado pelos fanáticos.
Com apenas 1.83 metros e 75 quilos, Iverson desafiou o jogo de gigantes da NBA e tornou-se um dos maiores ídolos da NBA entre as décadas de 1990 e 2000. Ele estava sem jogar desde 2011, quando rescindiu seu contrato com o Besiktas (Turquia). Embora ausente das quadras recentemente, seu estilo agressivo e destemido inspirou uma geração de jovens atletas, que inclui LeBron James. O “baixinho” acredita, porém, que sua influência foi além do desporto.
“Fui muito criticado por ser eu mesmo durante a carreira, ter o meu visual e de vestir da forma como me visto. Agora, todos os atletas da NBA têm tatuagens. As pessoas sempre achavam que o homem de trencinhas era o principal suspeito e, hoje, policiais usam o cabelo assim. Fui criticado por ser quem sou, mas me orgulho de dizer que mudei muito a cultura e o jogo”, explicou o “The Answer” (“A resposta”).
No entanto, Iverson vem se notabilizando nos últimos meses mais pelos boatos sobre sua vida pessoal do que pela brilhante carreira. Algo que admite ser difícil de aguentar. “Isso incomoda porque tenho um coração, como qualquer um. Mas sei que uma história negativa sobre Allen Iverson vende. Ninguém quer falar dos meus trabalhos de caridade. E assim que funciona”, disse o agora ex-atleta, que acaba de se divorciar, dizem ser alcoólico e estar com dívidas de jogo.
Primeira escolha do draft de 1996, Iverson venceu o prémio de melhor novato da campanha 96-97. Aquele era apenas o início de uma carreira espectacular, que incluiu 11 convocatórias ao Jogo das Estrelas e sete selecções para um dos três quintetos ideais da liga. O auge da carreira aconteceu em 2001, quando foi eleito o MVP da temporada regular e levou os Sixers ao título da conferência Leste após 18 anos. Em 914 partidas disputadas na NBA, ele teve médias de 26.7 pontos, 6.2 assistências, 2.2 roubos de bola e 42.5% de acerto nos lançamentos de campo.
Sem comentários:
Enviar um comentário